Mensagem é sobre Lisboa, de Lisboa e para Lisboa.

Mas, além do que cabe normalmente aos jornais – sermos um lugar de histórias da cidade – aqui estamos para trabalhar com os lisboetas para uma melhor cidade.

A Mensagem nasceu do desejo de um grupo de lisboetas, que por acaso são jornalistas, de melhorar a sua cidade. Por isso fazemos o que sabemos bem – descobrimos as histórias que nos inspiram a todos – mas, ou o fazemos convosco, lisboetas, ou não faz sentido o que fazemos. Por isso estamos convosco todos os dias, e em debates, reuniões de vizinhos, conferências, passeios e na cidade.

Sobre Lisboa, com lisboetas.

A nossa redação está na Baixa, na Rua Augusta; a sede emocional, no café A Brasileira do Chiado (com Fernando Pessoa, inspirador do título, Mensagem, sentado e em bronze, à porta); e os leitores, perdão, os cidadãos, espalhados pelos bairros.

Se escolhemos um café para ponto de encontro é porque sublinhamos o ponto de encontro que queremos ser. Entre a Mensagem e os seus cidadãos há de permeio um computador ou um telemóvel ou uma conversa, mas sempre estaremos o que somos: juntos.

Porque este é um jornal de uma causa: Lisboa. 

Mensagem é jornalismo com todos os lisboetas, todos, mesmo. Os que cá moram, nasceram e trabalham, os que chegaram e ficaram, os que partiram e aqui deixaram o coração. Os que vivem esta cidade antiga e moça, feita de misturas, colinas, Tejo e luz.

Contamos o que nos orgulha termos sido e discutimos o que queremos ser para continuar o que somos e até mais e melhor.

Fazemos política, muita e intensamente. A dos transportes públicos e a da bicicleta e a do vaguear. A do lugar do trabalho e a do divertimento. A proximidade do banco para levantar a reforma. A do vizinho que não quer o logradouro desperdiçado e a do cidadão que quer suas as suas ruas e praças. Ah, e a política da extraordinária e, tanta vez, admirável História. 

Causas pela causa, Lisboa.

Nascemos no meio de uma pandemia. Este projeto começou a ser pensado no verão de 2020, quando duas vontades se encontraram: um grupo empresarial – Grupo O Valor do Tempo – queria dinamizar a vida cultural do café A Brasileira do Chiado e um grupo de jornalistas acreditava que havia muito que fazer no jornalismo local.

O objetivo era comum: homenagear a cidade única que é Lisboa. Hoje, Mensagem reúne um grupo de jornalistas, jovens e experientes, colaboradores e companheiros vários nesta missão de dedicar-se à nossa cidade, Lisboa.

A nossa página de transparência pode ser consultada aqui.

Quem é a nossa equipa

A Mensagem tem uma equipa fixa e colaboradores:

Catarina Carvalho, Ferreira Fernandes, Nuno Mota Gomes, Álvaro Filho, Ana da Cunha, Catarina Reis, Frederico Raposo, Inês Leote são a equipa principal e como colaboradores tem Karyna Gomes, Catarina Pires, Rita Ansome, Rita Côrte-Real, Cláudia Carvalho, Maria João Martins, Líbia Florentino, Orlando Almeida, entre outros.

Conheça melhor a nossa equipa, aqui.

Nuno Mota Gomes, Catarina Pires, Ana da Cunha, Ferreira Fernandes, Alvaro Filho, Catarina Reis, Karyna Gomes, Frederico Raposo, Inês Leote, Catarina Carvalho e Stephen O’Reagen. Foto: Rita Ansone

O Conselho Editorial reúne mensalmente é constituído por pessoas de fora da nossa bolha que nos ajudam a fazer este caminho: Ana Pereira (bicycle mayor de Lisboa), António Quaresma (O Valor do Tempo), Armando Cabral (modelo e empresário), António Brito Guterres (Iscte e Fundação Aga Khan), Dora Santos Silva e João Seixas (UNL-FCSH), Geert Linebank (ITN e Reuters Foundation), José Manuel Esteves, Paulo Pena (Jornalista Investigate Europe), Ricardo Mendes (Tekever), entre outros que se vão juntando.


É lisboeta? Sente-se lisboeta? Pode apoiar!

Quer fazer A Mensagem de Lisboa connosco? Apoie o que fazemos! Precisamos de si! Vamos ser, juntos, o que somos, uma comunidade à volta da maior das cidades: Lisboa. 

Apoie aqui.

E aqui, diga-nos como podemos melhorar, sugestões de temas, o que gostaria de ler, que temas mais motivam as suas leituras:

Inscreva-se para começar a receber a nossa newsletter e fazer parte dos nossos eventos.


Prémios e referências

Mensagem ganha Prémio Gazeta de Imprensa Regional

Os mais prestigiados prémios do jornalismo português distinguiram-nos como “jornal regional” – o que muito nos orgulha. “Com um cuidado na escrita e imagem, focado nas histórias da cidade de Lisboa e dos lisboetas, A Mensagem de Lisboa foi a escolha da Direcção do Clube de Jornalistas “

Parcerias e projetos

Como jornalismo aberto à cidade, Mensagem tem várias parcerias.

Recebeu uma bolsa inicial do Facebook Journalism Project, e participou no acelerador de startups da Meta,

fez o aceleredor de Start Ups de Media da Google News Initiative,

está incluída no Newspack – o projeto da Google com a WordPress para sites de editores locais e hiperlocais,

obteve também uma bolsa no Newspectrum, de jornalismo em crioulo, e está a trabalhar com a Lisboa Crioula do cantor Dino d’Santiago.

trabalha com os estudantes da área de Jornalismo da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com os do curso de ilustração da Lisbon School of Design – LSD.

Tem uma parceria com o maior jornal brasileiro, Folha de São Paulo, no projeto Onde se Fala Português, e para publicação de textos em francês com o jornal suíço, 24 Heures.

Tem também uma parceria com os vídeos do People of Lisbon, um projeto do irlandês Stephen O’Regan e Rita Ansone, a viver em Lisboa, e que com pequenos filmes, mostra a diversidade de Lisboa ao mundo.

Outros projetos

Além do projeto Crioulo, a Mensagem tem feito uma série de outros projetos que nos fazem parte integrante da nossa cidade:


O que disseram de nós

Quando a Mensgem foi lançada, houve muitos que nos vieram o seu abraço de boas vindas. Aqui pode ver uma série de reações:

Aqui, vários artigos que se escrveram sobre nós ao longo do tempo:

https://www.publico.pt/2021/02/24/local/noticia/nasceu-mensagem-lisboa-jornal-local-quer-comunidade-1952017

https://www.rtp.pt/play/p8239/e534910/pagina-2

https://www.rtp.pt/play/p260/

https://radiocomercial.iol.pt/podcasts/cenas-para-fazer/t1/nuno-markl-sugere-o-jornal-digital-mensagem-de-lisboa

https://www.esev.ipv.pt/dacomunicacao/?tag=mensagem-de-lisboa

E qui as reações ao projeto em crioulo:

https://www.rfi.fr/pt/programas/convidado/20220207-a-mensagem-de-lisboa-o-jornal-portugu%C3%AAs-que-d%C3%A1-not%C3%ADcias-em-crioulo

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1885086/jornal-digital-mensagem-de-lisboa-vai-ter-noticias-escritas-em-crioulo

Wan-ifra

https://www1.folha.uol.com.br/mensagem-de-lisboa/

https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/a-mensagem-torna-se-o-primeiro-jornal-portugues-a-dar-noticias-em-crioulo-120321

Transparência

Veja aqui o nosso registo de interesses e transparência.