Mensagem é um novo projeto de jornal online – sobre Lisboa, de Lisboa e para Lisboa. Mas, além do que cabe aos jornais – sermos um lugar de histórias da cidade – faremos jornalismo comunitário, com debates, reuniões de vizinhos, conferências e, até, teatro. Sobre Lisboa, com lisboetas.

A redação está na Baixa, na Rua Augusta; a sede, no café A Brasileira do Chiado (com Fernando Pessoa, inspirador do título, Mensagem, sentado e em bronze, à porta); e os leitores, perdão, os cidadãos, espalhados pelos bairros.

Se escolhemos um café para ponto de encontro é porque sublinhamos o ponto de encontro que queremos ser. Entre a Mensagem e os seus cidadãos há de permeio um computador ou um telemóvel ou uma conversa, mas sempre estaremos o que somos: juntos. Porque este é um jornal de uma causa: Lisboa. 

Mensagem é jornalismo com todos os lisboetas, todos, mesmo. Os que cá moram, nasceram e trabalham, os que chegaram e ficaram, os que partiram e aqui deixaram o coração. Os que vivem esta cidade antiga e moça, feita de misturas, colinas, Tejo e luz. Vamos contar o que nos orgulha termos sido e discutir o que queremos ser para continuar o que somos e até mais e melhor.

Política faremos muita e intensamente. A dos transportes públicos e a da bicicleta e a do vaguear. A do lugar do trabalho e a do divertimento. A proximidade do banco para levantar a reforma. A do vizinho que não quer o logradouro desperdiçado e a do cidadão que quer suas as suas ruas e praças. Ah, e a política da extraordinária e, tanta vez, admirável História. Causas pela causa, Lisboa.

Por infeliz acaso nascemos no meio de uma pandemia mas não vamos adiar quando a cidade amada mais precisa de nós. 

Este projeto começou a ser pensado no verão de 2020, quando duas vontades se encontraram: um grupo empresarial – Grupo O Valor do Tempo – queria dinamizar a vida cultural do café A Brasileira do Chiado e um grupo de jornalistas acreditava que havia muito que fazer no jornalismo local. O objetivo era comum: homenagear a cidade única que é Lisboa. Hoje, Mensagem reúne um grupo de jornalistas, jovens e experientes, colaboradores e companheiros vários nesta missão de dedicar-se à nossa cidade, Lisboa.

Conheça a nossa equipa, aqui:

Como jornalismo aberto à cidade, Mensagem tem várias parcerias. Recebeu uma bolsa inicial do Facebook Journalism Project, está incluída no Newspack – o projeto da Google com a WordPress para sites de editores locais e hiperlocais, trabalha com os estudantes da área de Jornalismo da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com os do curso de ilustração da Lisbon School of Design – LSD, e está a iniciar um projecto com o laboratório de dados sobre cidades da Nova-IMS.

Tem também uma parceria com os vídeos do People of Lisbon, um projeto do irlandês Stephen O’Regan e Rita Ansone, a viver em Lisboa, e que pretendem, com pequenos filmes, mostrar a diversidade de Lisboa ao mundo.

Mensagem precisa também de si, contribuindo para que o jornalismo local renasça em Lisboa. Vamos ser, juntos, o que somos, uma comunidade à volta da maior das ofertas: Lisboa. 

Inscreva-se para começar a receber a nossa newsletter e fazer parte dos nossos eventos.


Receba a newsletter Mensagem no seu email