

Severa, de “menina da vida” a tema de romances, operetas e polémicas – a BD (parte II)
Aos 12 anos já andava nas ruas do Bairro Alto, a prostituir-se. Aos 26 morreu. Severa tornou-se mito de Lisboa, tema de fados, tema de quadro do Malhoa, tema de opereta… e agora razão de polémicas sobre a sua biografia. Seria a fadista mais famosa negra ou cigana?

Poema de Conceição Lima ao Avô perdido
A tertúlia lisboeta de poesia atlântica Kalunga convidou a poeta são-tomense Conceição Lima. Ela disse um poema sobre a procura das suas raízes, a busca do primeiro avô, seu eterno e continental avô.

Os mistérios de Severa, o mito do fado: seria ela negra? – a BD
Viveu 26 anos, o bastante para se fazer lenda de Lisboa e do fado, que cantava nas tabernas da Mouraria. Seria Severa descendende de escravos negros, como se conta num novo livro? Aqui, em BD, a primera parte da história deste enorme mito do fado lisboeta.

Um altar chega e censura o vizinho
“É essa a triste sina destas Jornadas Mundiais à portuguesa. Decidiu-se, mal ou bem, e depois é: seja o que Deus quiser. Sobre o que Deus quer, sabe-se o que é: não pagar, como vem na Bíblia. A moeda não é do seu reino.”

A sopa de nabiças de Mega Ferreira
Um tweet de Maria José Oliveira sobre o infinitamente pequeno que Mega Ferreira acentuava. O que o une a Annie Ernaux. E Jorge Costa. E à Mensagem.

A deusa Felicitas foi driblada pelos homens medíocres mas decidiu-se quem é o melhor futebolista de sempre
“No século XXI surgiu o mais longo período em que dois futebolistas se disputaram a liderança, reconhecidos quase unanimemente como os melhores do mundo. “Os”, artigo definido, que determinam substantivos de maneira precisa: o Messi e o Cristiano Ronaldo.”

Eu e Cristiano Ronaldo (sabem quem ele é, certo?)
Quando ele tinha um terço da minha idade fomos vizinhos. Ele jogava nos juvenis do Sporting e morava numa pensão na Duque de Loulé. Ao fim da tarde, depois dos treinos, o miúdo vinha dominar a bola, mais e mais, frente ao jardim do Diário de Notícias, onde eu trabalhava.

Uma lição de cidadania de Tóquio e sobre bola
“Um Shibuya, Tóquio, transformado em desordem de japoneses a abraçar-se. Acabava o vermelho e eles retornavam ao asfalto, por mais três minutos. Três minutos de dança epilética de abençoada e civilizada felicidade, e o resto de educação cívica. Glória ao futebol.”

Sete portugueses salvam uma tarde de Rubem Braga
“Agora dedica-se também à falta de ócio de nos dar a ler o português mais simples e lindo.” Ferreira Fernandes pega na iniciativa da Tinta-da-China de promover a literatura brasileira em Portugal, para nos brindar com uma crónica de Rubem Braga, “talvez o maior dos cronistas jornalísticos da língua portuguesa”.

Fernando Pessoa, A. Crowley e o mistério da Boca do Inferno – a BD
A vida é muito mais gira se não houver explicação para tudo. A história de Fernando Pessoa e o mistério da morte de Aleister Crowley na Boca do Inferno.

Imbroxável é o menos
Quando os jornalistas lhe estenderam os microfones, Marcelo explicou-se com o essencial: estava onde devia estar. Falou bem, e o suficiente. Porque a questão da grande comemoração, transformada em triste, foi outra: mereceria Jair Bolsonaro a honra de protagonizar tamanha data?

Brasil, quero mais 200 anos de ti cheio de saudades, de chorinho, amor e admiração!
Do Ó da Curva do Corcovado, que assim se chama, à língua desengravatada das crónicas, às Palmeiras Imperiais do Jardim Botânico – uma carta de amor ao Brasil, nos 200 anos da Independência.

Brasil, a Independência em BD: “É bonita a nossa Festa, pá!”
No dia 7 de setembro, o Brasil independente faz 200 anos. Uma relação complexa e longa, a nossa, de portugueses e brasileiros, contada agora em Banda Desenhada.

À procura de Roger Kahan, o judeu que Lisboa esqueceu
Roger Kahan, conhecem? É natural que não. E mesmo assim a passagem por Lisboa, nos anos 1940, deste judeu, importante fotógrafo de cinema em Paris, ficou documentada em fotografias comoventes. Lisboa foi o pivot de uma história que havia de continuar no Brasil, Nova Iorque, Haiti, Roma, Israel… Kahan foi fotógrafo de revistas de charme e inspirador de um grande romance. Uma longa investigação para ler com tempo.

Podemos ser decentes com as mulheres ucranianas?
O que é a Europa – perguntamos por estes dias de guerra? É Atenas e Kiev. É mulheres de Atenas e de Kiev. As que ficam e que partem com o mesmo propósito – manter os países, manter as famílias. Podemos não ser administrativos com elas?

25 histórias pouco antes do Grande Dia 25. A banda desenhada
O ano da mudança já tinha chegado, mas 1974 ainda era pré. Aqui contamos 25 pequenas histórias passadas entre 1/1/1974 e aquela “(…) madrugada que eu esperava/O dia inicial inteiro e limpo”, como lhe chamou Sophia de Mello Breyner.

Faltou uma semente de orgulho dos portugueses na manhã dos 100 anos da Travessia Aérea de Gago Coutinho e Sacadura Cabral
Como foi possível, no dia 30 de março de 2022, às 7 da manhã, ao lado da Torre de Belém, não ter havido povo nem festa, nem uma semente de gratidão e orgulho por esta Travessia?

Há 100 anos, dois heróis voaram no Atlântico e fizeram História em Portugal, Brasil e na aviação mundial
30 de março é o centenário da primeira viagem transatlântica, de avião, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral – acolhida em festa, em Portugal e no Brasil, por comemorar, na altura, o centenário da independência

Guerra (pode ser a da Ucrânia): Modo de Usar
Lições de geopolítica apurada em livros russos, velhinhas apanhadas na guerra e bebés que percebem o mundo mais do que gostariam, tão cedo.

Phil Mendrix… e outros heróis da cidade – a BD
Uma banda desenhada que homenageia algumas figuras de Lisboa. Do guitarrista Phil Mendrix aos murais de Mariana Duarte Santos.

O primeiro estádio do Benfica
O Sport Lisboa e Benfica foi fundado a 28 de fevereiro de 1904. Para assinalar a data, partilhamos esta banda desenhada que conta a história do primeiro estádio do clube.

Lauro António, dos nossos
Um velho sábio, elegante, a tentar agarrar a memória da sua paixão, o cinema, e a generosidade da militância pelo cinema.
Carregando…
Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.