
Restelo. Vizinhos foram ouvidos e os planos mudaram, mas projeto de renda acessível “está preso” por relatório da Câmara que não sai
A publicação do relatório da última fase de consulta pública estará a condicionar avanço do projeto que previa habitação de renda acessível nesta zona. Vizinhos de Belém garantem que a resistência da população ao projeto “decresceu”, mas o presidente da Câmara Municipal de Lisboa fala em “percentagem significativa de contributos de oposição ao projeto”.

Casal do Pinto: pode um terreno nas Olaias, baldio, cobiçado e rodeado de bairros sociais, ajudar a resolver a crise da habitação em Lisboa?
Já lá vão anos desde que se ouviu falar de um novo projeto de habitação para o terreno onde foi o velho Casal do Pinto, bairro de autoconstrução, mas nada aconteceu. A nova Carta Municipal de Habitação da CML prevê agora uma intervenção neste espaço. Se for mais um bairro social, os moradores à volta deste terreno creem que só agravará os problemas. Se não for? “Aí pode ser a nossa salvação.”

Alta de Lisboa fecha rua por um dia para mostrar os seus moradores empreendedores, na cozinha e na arte
No próximo dia 18 de março, sábado, os bairros da Alta de Lisboa voltam a sair à rua José Cardoso Pires para mostrar como a cultura e o saber fazer vibram nesta zona da cidade. A ComunicALTA vai na 2.ª edição e conta com a Mensagem como parceira.

“É água fria, gelada!”. Durante dois meses, os sem-abrigo não tiveram um duche quente nestes balneários de Arroios
Tudo terá acontecido devido à avaria de uma peça na caldeira. Além disso, durante a noite, as pessoas em situação de sem-abrigo na cidade continuam sem acesso a sanitários públicos – muitos veem-se obrigados a fazer as necessidades na rua ou em garrafas de plástico. Uma proposta na CML aprovada há dias pode ajudar a mudar isso.

A Bica já não é linda? Zip Zip, Marítimo e Vai Tu, as coletividades foram despejadas das suas sedes no bairro
Pressionados pela especulação imobiliária, os centros de convívio fecham as antigas portas num dos mais tradicionais bairros de Lisboa, Bica. Valem-lhes os (poucos) moradores e a pressão da tradição sobre as autoridades, para encontrarem, em emergência, um lugar alternativo

Estes vizinhos de Alvalade uniram-se para fazer de uma casa vazia o abrigo dos ucranianos Larissa e David
São advogados, gestores e universitários. Estes vizinhos de Alvalade pegaram em martelos e rolos de tinta para dar uma nova vida à casa da porteira do prédio e lá acolher quem fugia da guerra na Ucrânia. Uma história na cidade um ano após o início desta guerra.

Grades em Arroios abrem discussão sobre armadilhas para afastar sem-abrigo das portas
Em Arroios, o surgimento de grades onde antes dormia gente acendeu a discussão: a cidade está a armadilhar o espaço público contra os sem-abrigo? E por que razão não há mais alternativas à rua? Um grupo de amigos começou uma ação popular pelo direito a dormir na rua, em Lisboa, perante a falta de outras soluções. No Brasil, um padre pegou numa marreta e mudou uma lei.
Carregando…
Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.