Mensagem prepara-se para lançar Clube de Leitura de Lisboa.

Lisboa não é só palco de histórias da vida real. Lisboa é também terreno fértil para a ficção. Prova disso são todos os livros que já se escreveram com a cidade como pano de fundo. E porque a cidade é feita de leitores, a Mensagem prepara-se para lançar um Clube de Leitura de Lisboa, onde se debate essa outra cidade dentro desta: a literária.

Todos os meses, temos encontro marcado n’A Brasileira do Chiado (sede emocional de Mensagem), com os nossos leitores e o autor de um livro selecionado pela nossa equipa. As obras escolhidas distinguem-se por terem alguma relação com Lisboa – seja ela paisagem de uma personagem, seja ela a personagem principal.

A sessão começa com uma breve entrevista ao escritor ou à escritora e segue para uma conversa aberta com os leitores, sobre a obra. O livro será anunciado um mês antes de cada sessão.

O primeiro encontro é dia 30 de março, às 18h30, n’A Brasileira do Chiado, estando as inscrições limitadas a um máximo de 25 pessoas.

Nesta estreia, o livro escolhido é “Lisboa, Chão Sagrado“, da nossa cronista Ana Bárbara Pedrosa. A história de Eduarda, Mariana, Noé, Matias e Dulcineia, que se estende desta nossa cidade ao Rio Janeiro, do interior da Bahia à Palestina.

O livro deste mês. Lisboa, Chão Sagrado, de Ana Bárbara Pedrosa

«Queria exagerar, ser o Werther, mas no exagero só veria adolescência. Evitou a explosão, o anacronismo, escondeu que queria fazer-lhe uma ode, compor-lhe uma ópera, invadir Lisboa com o seu exército montado em elefantes, dar-lhe mil camelos, erguer-lhe um palácio onde só pudessem entrar e-l-a e os seus livros.
Não restou nada de bom: insónias, fraqueza, ansiedade, aquela tristeza lenta, aquele abraço impossível, passeios furiosos pela madrugada de Lisboa, um escaravelho estúpido, um ego que já só serve para varrer o chão, a falta d-e-l-a, a falta d-e-l-a, a falta d-e-l-a, a certeza de que a teria seguido até um lar, até ao fim.»

As inscrições para esta primeira sessão estão esgotadas.
Se pretende participar no nosso Clube de Leitura, aguarde informações para a próxima sessão.


O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

Entre na conversa

15 Comentários

  1. Bom dia sou brasileira do Rio de Janeiro em setembro estarei visitando Lisboa. Gostaria de conhecer este espaço maravilhoso. Sou escritora de literatura afro brasileira e bibliotecária. Por favor me envie o contato de vocês endereço, telefone e nome de um responsável para que eu possa visitá-los. Fico no aguardo

  2. Olá
    A Brasileira é um café no Chiado, na Rua Garrett. A Mensagem fará estes encontros todos os meses – pode ser que apanhe algum deles!

  3. Ivonete Pereira Tavares
    Sou brasileira, em setembro estarei com minha filha e neta em Sintra no mês de setembro. Quero conhecer esse espaço. Conheço o Chiado. Espero que tenha um evento nesse período. Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *