Mensagem prepara-se para lançar Clube de Leitura de Lisboa.

Lisboa não é só palco de histórias da vida real. Lisboa é também terreno fértil para a ficção. Prova disso são todos os livros que já se escreveram com a cidade como pano de fundo. E porque a cidade é feita de leitores, a Mensagem prepara-se para lançar um Clube de Leitura de Lisboa, onde se debate essa outra cidade dentro desta: a literária.

Todos os meses, temos encontro marcado n’A Brasileira do Chiado (sede emocional de Mensagem), com os nossos leitores e o autor de um livro selecionado pela nossa equipa. As obras escolhidas distinguem-se por terem alguma relação com Lisboa – seja ela paisagem de uma personagem, seja ela a personagem principal.

A sessão começa com uma breve entrevista ao escritor ou à escritora e segue para uma conversa aberta com os leitores, sobre a obra. O livro será anunciado um mês antes de cada sessão.

O primeiro encontro é dia 30 de março, às 18h30, n’A Brasileira do Chiado, estando as inscrições limitadas a um máximo de 25 pessoas.

Nesta estreia, o livro escolhido é “Lisboa, Chão Sagrado“, da nossa cronista Ana Bárbara Pedrosa. A história de Eduarda, Mariana, Noé, Matias e Dulcineia, que se estende desta nossa cidade ao Rio Janeiro, do interior da Bahia à Palestina.

O livro deste mês. Lisboa, Chão Sagrado, de Ana Bárbara Pedrosa

«Queria exagerar, ser o Werther, mas no exagero só veria adolescência. Evitou a explosão, o anacronismo, escondeu que queria fazer-lhe uma ode, compor-lhe uma ópera, invadir Lisboa com o seu exército montado em elefantes, dar-lhe mil camelos, erguer-lhe um palácio onde só pudessem entrar e-l-a e os seus livros.
Não restou nada de bom: insónias, fraqueza, ansiedade, aquela tristeza lenta, aquele abraço impossível, passeios furiosos pela madrugada de Lisboa, um escaravelho estúpido, um ego que já só serve para varrer o chão, a falta d-e-l-a, a falta d-e-l-a, a falta d-e-l-a, a certeza de que a teria seguido até um lar, até ao fim.»

As inscrições para esta primeira sessão estão esgotadas.
Se pretende participar no nosso Clube de Leitura, aguarde informações para a próxima sessão.


contribuir Mensagem de Lisboa

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz dantes pagava-se com anúncios e venda de jornais. Esses tempos acabaram – hoje são apenas o negócio das grandes plataformas. O jornalismo, hoje, é uma questão de serviço e de comunidade. Se gosta do que fazemos na Mensagem, se gosta de fazer parte desta comunidade, ajude-nos a crescer, ir para zonas que pouco se conhecem. Por isso, precisamos de si. Junte-se a nós e contribua:

Entre na conversa

2 Comentários

  1. Bom dia sou brasileira do Rio de Janeiro em setembro estarei visitando Lisboa. Gostaria de conhecer este espaço maravilhoso. Sou escritora de literatura afro brasileira e bibliotecária. Por favor me envie o contato de vocês endereço, telefone e nome de um responsável para que eu possa visitá-los. Fico no aguardo

  2. Olá
    A Brasileira é um café no Chiado, na Rua Garrett. A Mensagem fará estes encontros todos os meses – pode ser que apanhe algum deles!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *