Lisboa tem tanta História que até há um nome especial para ela: olissipografia. Aqui encontrará os artigos onde descobrimos os segredos de Lisboa, escondidos no tempo.
Estas mulheres cientistas desafiaram o seu tempo a partir de Lisboa. A história de Carolina, Mathilde e Branca
Carolina Beatriz Ângelo era cirurgiã e foi a primeira mulher a votar em Portugal, na antiga freguesia de São Jorge de Arroios. Mathilde Bensaúde era fitopatologista e foi pioneira na investigação biológica. Branca Edmée Marques foi a primeira catedrática de uma Faculdade de Ciências no país e trabalhou com Marie Curie. Juntas contam uma revolução que leva nela o nome de Lisboa, da ciência… e até do futebol.
O livro que revela a história dos planos para a zona de Belém e as “glórias do império” que precisamos de repensar
A história desconhecida de Belém durante o Estado Novo é agora contada no livro “Sombras do Império”. João Paulo Martins, coordenador científico da investigação, espera que, olhando para os exemplos do passado, se possa projetar um futuro para este território, especialmente depois da mais recente requalificação da Praça do Império.
Um passeio pela Lisboa Judaica, seguindo “O Último Cabalista de Lisboa” de Richard Zimler
A Mensagem acompanhou uma visita pela Lisboa Judaica pela professora Andreia Salvado a partir do livro de Richard Zimler, recordando o Massacre de 1506.
Palácio da Independência, um tesouro e um jardim escondidos – onde os 40 conjurados planearam o 1º de dezembro de 1640
O feriado de 1 de dezembro, um bom dia para conhecer os segredos escondidos do Palácio da Independência, sede da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, onde se planeou o golpe que devolveu Portugal aos portugueses sob domínio filipino.
Quatro curiosidades sobre o edifício sede da Caixa Geral de Depósitos no Bairro do Arco do Cego
Fonte de paixões, amado por quem o aprecia (como eu), detestado por quem o abomina, nas minhas caminhadas pelo Areeiro passo frequentemente pelo edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no Bairro do Arco do Cego.
Um passeio pela Lisboa de Saramago, a cidade que ele queria “culta, moderna, limpa, organizada – sem perder nada da sua alma”
Na semana em que se celebra o centenário de José Saramago, a investigadora Isabel Araújo Branco relembra as ruas de Lisboa pelas quais passaram algumas das suas personagens mais conhecidas. E a Lisboa em que o escritor viveu.
A outra história do terramoto de 1755: “Criou uma Lisboa que se reconstruiu para as pessoas, para o povo”
No aniversário do terramoto de 1755, um documentário conta como Lisboa se tornou berço dos ideais iluministas, que mudariam o rumo da História para sempre. Entrevista com Alexandre Borges e Ricardo Figueiredo, os autores.
Vila Martel: o pátio de Columbano e outros artistas está hoje de portas fechadas e ateliers inacessíveis
Em 2016, perante um projeto de demolição, o passado foi relembrado por muitos. Mas hoje a Vila Martel, onde se instalaram os primeiros ateliers de pintura de Lisboa, é um espaço esquecido.
Yves Léonard: “Trump ou Bolsonaro usam um discurso de essência salazarista, mas são totalmente contraditórios da figura e estilo de Salazar”*
Yves Léonard é um apaixonado especialista sobre Portugal. Nesta entrevista, o historiador francês explica os porquês desta paixão. E, na sua visão de fora ajuda-nos a compreendermo-nos. * Aussi en français.
Brasil, a Independência em BD: “É bonita a nossa Festa, pá!”
No dia 7 de setembro, o Brasil independente faz 200 anos. Uma relação complexa e longa, a nossa, de portugueses e brasileiros, contada agora em Banda Desenhada.