Mensagem é um jornal independente e não está ligado a nenhum grupo de comunicação social ou organização social. Esta publicação foi fundada por um grupo de jornalistas, jovens e experientes, e é detida por uma empresa, A Mensagem da Brasileira, da qual fazem parte Ferreira Fernandes, Tiago Quaresma, João Marecos e A Brasileira do Chiado.

Esta missão de dedicar-se à nossa cidade, Lisboa, nasceu da confluência de interesse sobre o jornalismo local deste grupo de jornalistas e a vontade o grupo empresarial, o Grupo O Valor do Tempo de dinamizar o café A Brasileira do Chiado, onde fica a “sede emocional” da Mensagem.

Como jornalismo aberto à cidade, Mensagem tem várias parcerias. Recebeu uma bolsa inicial do Facebook Journalism Project, está incluída no Newspack – o projeto da Google com a WordPress para sites de editores locais e hiperlocais, trabalha com os estudantes da área de Jornalismo da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e com os do curso de ilustração da Lisbon School of Design – LSD, e está a iniciar um projecto com o laboratório de dados sobre cidades da Nova-IMS. Temos também uma parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa, na área fotográfica, e o acesso à base de dados fotográfica da Câmara Municipal de Lisboa.

À nossa volta, mais duas importantes relações: sobre mobilidade urbana, com o Mário Rui André, do Lisboa para Pessoas, e o projeto de vídeo People of Lisbon, do irlandês Stephen O’Regan. Temos também uma comunicação permanente com a Associção Vizinhos em Lisboa, que coordena as páginas de vizinhos de vários bairros, no Facebook, uma tendência cada vez mais importante e com a qual iremos trabalhar.