
O mais antigo polícia sinaleiro de Lisboa deu o apito final 🎧
Era figura familiar do cruzamento entre a Rua da Junqueira, a Rua de Belém e a Calçada da Ajuda. Vizinho do Presidente da República, que decidiu homenageá-lo no último dia de trabalho. Mais do que polícia, António Paixão era um assistente da comunidade. Depois dele, só resta um sinaleiro em Lisboa.

Vasco trouxe de volta ao estádio os “15 minutos à Belenenses” 🎧
Nos 75 minutos antes de cada apito final, o adepto Vasco Alves pega na sua gaita de foles e toca o hino do clube centenário Os Belenenses. Reza a lenda que cantar e tocar nos minutos finais é a chave para uma grande reviravolta no marcador, a favor da equipa de Belém.

Jorge, Mauro e Carla. Quantos Natais tem Lisboa? 🎧
Passámos o gravador para as mãos dos nossos leitores e ouvintes e fomos ouvir como é o seu Natal. O de Mauro Wah, que o passou a trabalhar no aeroporto, o de Carla Alves, que distribuiu cabazes pelas famílias mais necessitadas, e o de Jorge Costa, que há dois anos vivia esta data como sem-abrigo. Tudo contado na primeira pessoa.

Ouvir Lisboa em eleições. Quais são os sons da cidade?
Desta vez, são os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Lisboa a escolher o tema do episódio. Que som mais caracteriza a sua cidade? Quatro em seis dos entrevistados optaram por falar de um meio de transporte – espelho desta Lisboa barulhenta. Mas o que estão eles dispostos a fazer pelo som que escolheram?

Fernando, o homem que toca harmónica para Pessoa
Quando a noite cai, Fernando desvia a sua trajetória de regresso a casa e pára no Chiado para tocar ao lado do poeta esculpido em bronze. Numa mão, um saco de plástico com pertences. Na outra, uma pequena bengala de madeira. E, no bolso do casaco, nunca falta a sua harmónica.

Gaivotas em terra, tempestade no mar… problemas em Lisboa
Já não será difícil percorrer as ruas de freguesias como a de Alvalade, onde rio e mar nem vê-los, e avistar gaivotas. Estas aves estão cada vez mais dentro da nossa cidade e a convivência com elas tem sido tudo menos pacífica. Neste episódio do nosso podcast, fomos à procura de respostas para este fenómeno.
Carregando…
Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.