Como é que a periferia de Lisboa vive na música do Dino d’Santiago, da Pongo e do DJ Marfox? E na arte de Márcio Carvalho? E num livro sobre “Hip-Hop Tuga“? É no lugar mais central em que o Festival Iminente alguma vez aconteceu, desde que foi criado em 2016 pelo artista Vhils, que a Mensagem, media partner do evento, chama estes artistas para uma conversa ao vivo sobre eles e as suas periferias.

Nos dias 14 e 15 de outubro, no Terreiro do Paço, pode encontrar-nos no Espaço Mensagem, no recinto do festival que este ano tem entrada gratuita.

Sábado, dia 14 de outubro:

O Iminente Takeover, o nome da edição deste ano, toma conta do Terreiro do Paço, com o mote “descentralizar” e os chamados bairros da periferia mais uma vez como protagonistas. É por aí mesmo que começamos, com uma conversa com representantes de cinco bairros de Lisboa, curada por António Brito Guterres e moderada pela jornalista Catarina Reis, no Palco Choque, dia 14, às 15h00.

Pouco depois, inauguramos o Espaço Mensagem com entrevistas a artistas convidados do festival: o primeiro é Dino d’Santiago, às 17h30, numa conversa intimista também moderada por Catarina Reis.

Logo de seguida, o jornalista Frederico Raposo recebe Márcio Carvalho, um artista visual “que usa o desporto como metáfora para uma luta pela dignidade e pelo reconhecimento de outros protagonistas da história anticolonial”. A conversa acontece às 18h50.

No mesmo espaço, a artista Pongo é recebida pela jornalista Ana da Cunha, às 20h00. Ela que traz a “casa” às costas neste festival – sobe a palco com convidados num espetáculo chamado “House of Pongo” (Casa de Pongo).

Confira aqui as conversas Mensagem do dia 14:

Domingo, dia 15 de outubro:

Não há Iminente sem hip-hop e, por isso, o festival recebe o lançamento do livro que põe este movimento musical em perspetiva: “Hip-Hop Tuga”, de Ricardo Farinha, colaborador da Mensagem, tem apenas dias nas prateleiras e já segue no top de vendas online. O autor traz o artista Sir Scratch para uma conversa moderada por Catarina Carvalho, diretora da Mensagem, às 18h45, no dia 15.

Ricardo Farinha salta do lugar de entrevistado para o lugar de entrevistador logo a seguir, para guiar uma conversa com o DJ Marfox, às 20h45, fechando o Espaço Mensagem desta edição.

Confira aqui as conversas Mensagem do dia 15:


COMO CHEGAR?

A organização do Festival Iminente sugere que se usem os transportes públicos para chegar até ao recinto, no Terreiro do Paço:

AUTOCARROS

Cais do Sodré : 706/735/736/758/781/782

Terreiro do Paço/R.Alfândega : 711/794

Praça do Comércio : 759/732/207/206/208/210/760

Sul e Sueste : 728

ELÉTRICO

R.Conceição : 12E/28E

Cais do Sodré : 15E

COMBOIOS

Sintra → Estação do Rossio

Cascais/Oeiras → Cais do Sodré

Azambuja → Santa Apolónia

METRO

Linha Azul até Terreiro do Paço

Linha Verde até Baixa-Chiado

BARCO

De Cacilhas até Cais do Sodré

De Seixal até Cais do Sodré

De Montijo até Cais do Sodré

Do Barreiro até Terreiro do Paço


Leia as reportagens sobre o Projeto Bairros, do Iminente:

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *