Olá, vizinhos!

Lisboa está no centro das atenções mediáticas, e é interessante que isso aconteça pelo menos de quatro em quatro anos. Se notaram a ironia é porque há ironia: é preciso haver eleições para que se fale da gente da cidade, dos bairros degradados, das desigualdades, das ciclovias e outras formas de mobilidade. Para que a cidade tenha (parte) da atenção que merece.

Na semana que vem, quando todos voltarem a esquecê-la, cá estaremos nós para a descobrir todos os dias nas histórias de quem a faz.

Sabemos que estes são dias complicados – no regresso ao trabalho, às aulas, ao stress de um novo outono. Por isso vamos rapidamente aos assuntos que nos trazem até junto de vós esta semana.

As eleições… claro. Mas sob ângulos diferentes.

Por estes dias, às 18:30 da tarde, estamos a entrevistar os candidatos na nossa redação de luxo, A Brasileira do Chiado.

Já conversámos com Carlos Moedas (podem ver a entrevista aqui) e Beatriz Gomes Dias (aqui).

Hoje será a vez de João Ferreira, às 18:30 – e podem seguir, em direto, aqui, ou ver depois no nosso Facebook, ou no podcast da Mensagem aqui.

Seguem-se Manuela Gonzaga e Bruno Horta Soares. Fernando Medina declinou o convite por falta de agenda – informou-nos.

Já sabem, todos os dias, às 18:30, no nosso Facebook.

São entrevistas de ângulo diferente em que se torna mais claro o modelo de cidade que cada um defende – e como a forma como a vivem muda a maneira como interagem com ela.

Na semana passada, no mesmo sentido, publicámos uma visita intimista aos bairros de cada um dos candidatos – a zona de Carlos Moedas teve de ser adiada e sai esta semana. Vejam aqui:

A Graça de Beatriz Gomes Dias, onde “tudo se faz a pé” e há um altar para santos negros

Era Inverno e fazia realmente frio naquele sábado em que Beatriz […]

Na Ajuda de Fernando Medina, bairro “da casa dos avós” que nunca deixou de ser “popular”

Foi numa rua com nome de guardião de tesouro, na freguesia […]

Entre as árvores do Jardim da Estrela, Manuela Gonzaga lembra “as aldeias dentro da grande aldeia que é Lisboa”

Escolheu o Jardim da Estrela pelas memórias dos “dias luminosos da […]

Para quem ainda tem dúvidas sobre quem vai escolher no próximo domingo, este texto é bastante esclarecedor do que são as prioridades e as principais medidas propostas:

Já sabe como vai votar em Lisboa? Veja o resumo dos programas e os temas mais referidos

No domingo, podem seguir as eleições connosco. Teremos uma cobertura em direto, através do nosso Twitter, que poderão seguir, aqui, e estaremos n’A Brasileira do Chiado a acompanhar os resultados com toda a equipa.

Ao longo da noite iremos avaliando o que os resultados vão significar para a vida da cidade, e teremos connosco alguns dos membros do nosso conselho editorial que conhecem muito bem Lisboa: António Brito Guterres e Dora Santos Silva.

Pelas 22h teremos uma emissão em direto no nosso Facebook – aqui com a qual todos os nossos membros podem interagir em tempo real, colocando perguntas e dúvidas.

Contamos convosco.

Hoje é o Dia Europeu sem Carros. Na esperança que um dia a cidade seja tão fácil para quem prescindir do carro, de vez, deixamos aqui uma seleção de artigos em que o assunto foi focado.

—Até domingo! E votem, seja em quem for. Não abdiquem do vosso direito a ter uma cidade melhor, mais amiga dos lisboetas. Porque linda, já ela é.

Catarina Carvalho