Conheça os vários apoios de que pode usufruir no seu bairro

Ajuda

  • Centro Comercial Digital

A Junta de Freguesia criou um Centro Comercial Digital, através do qual os fregueses podem fazer compras sem sair de casa. Há 88 lojas de comércio local registadas na plataforma, entre os quais restaurantes, mercearias e farmácias.

Saiba mais sobre o que se faz na Ajuda aqui

Alvalade

  • Fundo Social da Freguesia

Um apoio pontual a agregados familiares com carência económica, para apoio a despesas relativas à renda de habitação, tarifas da água e da luz e apoio financeiro à medicação.

218 428 370 | 211 369 925 | atendimento.social.proximidade@jf-alvalade.pt

  • Transporte Solidário

O Transporte Solidário da Freguesia de Alvalade é um serviço gratuito, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, económica ou social, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde, serviços sociais, serviços de finanças e outras atividades específicas – por exemplo, de convívio – devidamente justificadas e fundamentadas.

Veja como usufruir aqui.

  • Banco de Voluntariado

Esta bolsa permite vir a responder a eventuais necessidades urgentes, tais como o apoio na distribuição de refeições a famílias referenciadas, idosos em isolamento ou famílias em situação de isolamento profilático, bem como outras que possam surgir.

Se tem disponibilidade para apoiar e gostaria de realizar trabalho voluntário, preencha a ficha de inscrição e envie para acao.social@jf-alvalade.pt ou contacte através do email geral@jf-alvalade.pt ou 218 428 370.

Saiba mais sobre o que se faz em Alvalade aqui


Alcântara

  • Apoio a grupos de risco

Foi criada uma rede de apoio comunitário para fazer chegar os bens de primeira necessidade à casa dos grupos de risco de covid-19 (maiores de 65 e doentes crónicos) e aqueles que se encontram em quarentena.

Foto: Junta de Freguesia de Alcântara

Saiba mais sobre o que se faz em Alcântara aqui


Areeiro

  • Entrega de compras ao domicílio

Desde março de 2020 que a Junta de Freguesia  do Areeiro arrancou com um apoio comunitário de compras e entrega no domicílio de produtos de supermercado e farmácia.

Podem usufruir deste apoio residentes com mais de 65 anos sem rede de suporte  social/familiar, com doenças crónicas ou sistema imunitário fragilizado, em isolamento ou atualmente em quarentena por ordem das autoridades de saúde. Os custos do transporte ficam inteiramente a cargo da freguesia, tendo os residentes apenas que pagar a despesa de cada encomenda.

Pode ligar através do número 918 231 108, às segundas e terças-feiras, das 10h às 15h. As entregas são realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras.

  • Passeio de cães para grupos de risco

Foi criada uma rede de voluntários disponíveis para passear os animais de estimação dos residentes que tenham dificuldade em fazê-lo ou que tenham de se manter em isolamento.   

O número para o qual deve ligar: 912 869 018.

  • Cabaz de emergência alimentar

Este apoio serve as famílias em situação de carência económica transitória, por força da crise económica que suspendeu o serviço de várias empresas e os ordenados dos seus funcionários. A freguesia atribui um cabaz de alimentos,  preparado consoante a dimensão do agregado, cuja situação é revista mensalmente até um máximo de três meses. Se a carência se mantém inalterada, transita para resposta de caráter regular.

  • Programa “Olá Bom Dia!”

Apesar de não ter sido um apoio criado exclusivamente para fazer face aos desafios da pandemia, a Junta de Freguesia admite que se tornou mais expressiva a sua necessidade. Este é um apoio destinado a pessoas isoladas e casos de solidão, regularmente representados pela população mais idosa. Consiste num telefonema diário, para os moradores sinalizados pela equipa técnica de Ação Social, para estar a par do seu estado de saúde ou apenas uma palavra amiga.

  • Oferta de kit de máscaras cirúrgicas
FOTO: Ashkan Forouzani/Unsplash

Depois de em maio e, novamente, em novembro, terem sido distribuídas gratuitamente máscaras cirúrgicas pelos moradores, a junta continua a disponibilizar estes equipamentos de proteção. Os kits podem ser levantados na Sede ou na Delegação da  Junta de Freguesia. Para todos aqueles que não podem deslocar-se fisicamente para levantar o seu kit, é assegurada a entrega no domicílio, mediante solicitação.

  • Cuidados médico-veterinários 

Este apoio é destinado a pessoas com carência económica e encaminhadas pela Ação Social, para prestação de tratamentos médico-veterinários aos seus animais de companhia ou animais de rua. Um acordo de cooperação com a Sociedade Protetora dos Animais.

  • Entrega de alimentos para cães e gatos

O núcleo do Ambiente e Bem-estar Animal disponibiliza-se para entregar alimentos para cães e gatos ao Corpo de Voluntários para os os animais da Junta de Freguesia.

  • Isenção de pagamentos

Os quiosques situados na freguesia veem suspensão a renda mensal de concessão de exploração. O órgão executivo definiu ainda a isenção das taxas de  licenciamento de ocupação do espaço público, de publicidade comercial e de locais no Mercado do Arco do Cego.

  • Desporto no Facebook

No primeiro confinamento geral, a Junta de Freguesia do Areeiro decidiu publicar dois vídeos por dia no Facebook, promovendo o desporto na Freguesia. O primeiro vídeo alcançou mais de 5400 visualizações. Neste segundo confinamento, as aulas decorrem via Zoom para os residentes que entendam inscrever-se em cada uma das modalidades disponíveis.

São disponibilizadas aulas de Hip-Hop, Pilates, Ginástica de Manutenção Pós-Parto, Power Fit, Ginástica de Manutenção Sénior, Yoga e Zumba.

  • App Proximcity Areeiro

No próximo mês de março, a Junta de Freguesia do Areeiro irá lançar a aplicação móvel Proximcity Areeiro. Através desta app, todo o comércio e serviços do Areeiro podem criar gratuitamente a sua loja online, com entregas gratuitas em todo o território da freguesia, efetuadas pela própria junta.

Saiba mais sobre o que se faz no Areeiro aqui


Arroios

  • Programa “Não saia de casa”

A Junta de Freguesia criou uma resposta na aquisição de bens alimentares por parte dos moradores sem custo associado à entrega em domicílio. Destina-se a  pessoas com mais de 60 e condição de mobilidade reduzida associada e a fregueses em situação de  isolamento profilático.

Para beneficiar deste apoio os fregueses devem ligar para o número 916814643, nos  dias uteis das 9h30 às 13h30. Ou, em alternativa, enviar mail para acaosocialsaude@jfarroios.pt.

Foto: Eduardo Soares/Unsplash
  • Cabaz de alimentos frescos 

A freguesia desenhou o programa “Mercado de Frescos”, a decorrer desde o mês de julho de 2020 em parceria com o Banco  Alimentar – anteriormente ocorria no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Tem como objetivo apoiar as  famílias em situação de carência e sem outro apoio alimentar através de distribuição de produtos alimentares. Desenrola-se com a  entrega semanal de um cabaz de bens alimentares, sobretudo produtos frescos (fruta, legumes, iogurtes, entre outros).

Os fregueses devem contactar com serviço de ação social desta freguesia através do número 218160970 ou do e-mail acaosocialsaude@jfarroios.pt.

  • Cabazes de emergência

Este programa decorre desde março de 2020. É uma resposta de  apoio alimentar, pontual e de emergência, que tem como objetivo a supressão de carência alimentar de forma célere com a entrega de cabaz composto de variados bens alimentares.

  • Apoio urgente a requerentes de asilo 

Consequente da presença de requerentes de asilo a habitar em habitações sobrelotadas, a Junta de Freguesia tem prestado apoio a esta franja social através da entrega de cabazes de bens alimentares, equipamentos de proteção individual, roupa e produtos de higiene.

  • Apoio psicológico 

Este apoio destina-se aos fregueses que procurem acompanhamento psicológico, podendo também seguir-se o acompanhamento a nível social, com o encaminhamento pela equipa de ação social.  As consultas decorrem por videochamada.

Pode contactar com o serviço de ação social desta freguesia através do número 218160970 ou em alternativa pelo email acaosocialsaude@jfarroios.pt.

  • Desporto online 
Foto: Kari Shea/Unsplash

O setor de desporto da junta de freguesia desenvolveu o programa “Bem-estar em Arroios”, para promover a atividade física através da disponibilização de aulas de movimento, de Pilates e de Yoga, em formato online.

As aulas são emitidas no canal do YouTube da freguesia, três vezes por semana, sempre às 18h: às  segundas-feiras, uma aula de movimento; às quartas-feiras, uma aula de pilates; às sextas-feiras, uma aula de yoga.

  • Apoio educacional

O projeto “Intervir para o Futuro”, criado antes da pandemia, é uma resposta de apoio educacional e lúdico para as crianças da freguesia. Atualmente, decorre através de videochamadas com os participantes inscritos.

Para mais informação, pode contactar a secção de educação e juventude através do 218160970 ou anabelamiranda@jfarroios.pt

Saiba mais sobre o que se faz em Arroios aqui

Avenidas Novas

  • Entrega de compras ou medicamentos ao domicílio

Para colmatar as necessidades básicas e em situações que as pessoas estão confinadas, a junta estabeleceu uma parceria com o comércio local para que os estabelecimentos entreguem as compras e bens necessários. O serviço, exclusivo para os fregueses, é destinado a quem “tem mais de 65 anos, doença crónica, vive isolado e precisa de apoio na compra de bens alimentares e fármacos”, por não conseguir deslocar-se.

Ligue 918 717 854 (de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h00)

  • Apoio psicológico online

Uma vez por semana, uma psicóloga apresenta-se online para ajudar aqueles que mais precisem de conversas sobre as preocupações que a pandemia aguçou.

  • Sessões de desporto no Facebook

Todas as semanas, o pelouro do Desporto da freguesia apresenta a iniciativa “Avenidas Ativas”. No Facebook, os fregueses têm acesso a vídeo-aulas de atividade física com professores da área. Não decorrem em direto, por isso, o exercício pode ser feito quando quiser.

  • Linha de resposta rápida disponível 24h

Para evitar deslocações presenciais à Junta de Freguesia, foi lançada uma linha de apoio aos fregueses, disponível 24 horas por dia, através da qual podem expor as suas dúvidas.

O número para o qual deve ligar é o 913 393 174. Se preferir, pode comunicar através de e-mail: respostarapida@jf-avenidasnovas.pt

Saiba mais sobre o que se faz nas Avenidas Novas aqui


Beato

  • Compras em casa

Tal como a maioria das freguesias do concelho, a freguesia do Beato presta um apoio extraordinário a todos os residentes com mais de 65 anos ou com mobilidade reduzida, com entrega ao domicílio de bens de primeira necessidade.

Todos os que pretendam usufruir deste apoio, devem contactar a Junta de Freguesia através do 218 681 107.

  • Distribuição de máscaras

Caso não disponha de máscaras de proteção e tenha dificuldade em adquiri-las, a Junta disponibiliza uma por recenseado. Lavável e reutilizável.

A entrega é feita na sede da Junta de Freguesia ou no Polo de Atendimento da Picheleira, depois de agendamento prévio por telefone ou e-mail. Apenas em casos excecionais, pode decorrer ao domicílio.

Contacte através dos seguintes números: 21 868 11 07 (Sede) ou 218491389 (Polo de Atendimento). Ou envie e-mail para geral@jf-beato.pt.

Saiba mais sobre o que se faz no Beato aqui


Belém

  • Empréstimo de computadores a alunos

A freguesia está a disponibilizar computadores, emprestados para todos os alunos que não tenham como aceder às aulas à distância. Os equipamentos foram doados pela Promendo – Investimentos.

Pode pedir este apoio através do preenchimento de um formulário ou pode contactar a Junta de Freguesia através do e-mail educacao.juventude@jf-belem.pt

  • Entrega de compras e refeições em casa

Para dar resposta à população de risco que deve manter-se confinada e evitar ao máximo as deslocações, e que se encontre numa situação de carência económica, a freguesia disponibiliza um serviço de entregas de supermercado e farmácia. O pedido é feito via telefónica e entregue à porta de casa por voluntários equipados com máscaras e luvas.

Esta reposta é ainda articulada com os serviços da Refood e da Câmara Municipal de Lisboa, para garantir o apoio inenterrupto às famílias que mais precisam.

Pode requisitar este serviço através do 929 056 330, de 2ª a 6ª feira, entre as 9:30 horas e as 13:00 horas e entre as 14:30 horas e as 18:00 horas. As entregas decorrem todas as 2ªs e 5ªs feiras.

Saiba mais sobre o que se faz em Belém aqui


Benfica

  • Entrega de medicação e compras ao domicílio

Todos os residentes na freguesia com mais de 60 anos, doentes crónicos e utentes de atendimento social, podem dispor deste serviço.

  • Apoio alimentar

Através do Banco Alimentar, a Junta de Freguesia apoia famílias carenciadas residentes, identificadas na rede de apoio interinstitucional da freguesia com a entrega de refeições ao domicílio.

  • Ajuda aos idosos

Uma equipa da Junta Freguesia faz o acompanhamento à distância, através do telefone, dos idosos residentes, para diminuir o isolamento social a que estão mais sujeitos nesta fase pandémica.

  • Acompanhamento psicológico

A Junta de Freguesia de Benfica disponibiliza há vários anos um Gabinete de Psicologia para adultos, crianças e famílias, sem quaisquer custos associados. Este serviço continuou ativo desde o início da pandemia de covid-19, para responder aos efeitos que provocou na população.

  • Apoio a doentes covid-19

Com um serviço de entregas em casa (de bens de primeira necessidade) e recolha de lixo, a Junta de Freguesia ajuda também os doentes infetados com covid-19, que se encontram em situação de isolamento.

Para pedir qualquer um destes apoios, pode contactar através do e-mail atendimentosocial@jf-benfica.pt ou dos números 217123000 e 217123003.

Saiba mais sobre o que se faz em Benfica aqui


Campo de Ourique

  • Apoio no pagamento de despesas

Além de apoiar com a entrega de compras e medicamentos ao domicílio, a Junta de Freguesia de Campo de Ourique disponibiliza ajuda quem tem de sair de casa para fazer o pagamento das despesas com a água, luz, telecomunicações ou CTT ao fazê-lo no lugar dos fregueses.

  • Distribuição de máscaras

Para os fregueses sem possibilidades de adquirir máscaras de proteção, a Junta de Freguesia disponibiliza máscaras comunitárias.

  • Aconselhamento jurídico

Apoio jurídico pode significar uma despesa que muitos fregueses não conseguem suportar em tempos de pandemia., com a crise económica que gerou na casa de várias famílias. Quem necessitar, pode recorrer a este apoio ana sua freguesia, de forma gratuita.

Contacte a Junta de Freguesia através dos números 213 931 300 ou 916 278 153, de 2.ª a 6.ª feira, das 9:00 às 18:00. Ou dos e-mails geral@jf-campodeourique.pt e acao.social@jf-campodeourique.pt.

Saiba mais sobre o que se faz em Campo de Ourique aqui


Campolide

  • Apoio psicológico

Apesar de ser uma resposta iniciada antes da pandemia, saiu reforçada com a sua chegada. Está disponível para todos os residentes, através do 914 245 764.

Saiba mais sobre o que se faz em Campolide aqui


Carnide

  • Apoio de jovens para idosos em isolamento

“Passamos dias a querer voltar para casa mais cedo e os dias parecem não querer acabar… Agora que não deves sair de casa, não sentes que o que querias era sair e falar com alguém?”. Foi assim que a Junta de Freguesia lançou a iniciativa Amigos mais que prováveis, que junta jovens voluntários a idosos em isolamento, numa conversa regular por telemóvel.

Para integrar a equipa de voluntários, pode contactar através do e-mail anossajunta@jf-carnide.pt ou ligar para o 931 462 246.

  • Acompanhamento psicológico

A partir do apoio prestado pelo Núcleo de Psicologia e Intervenção Comunitária (NUPIC), pela Crescer a Cores e a Associação Mais Perto, é disponibilizado apoio psicológico aos fregueses.

Ligue para o 966 494 400.

  • Compras, medicamentos, correio e passeio de cães sem sair de casa
Foto: Chewy/Unsplash

Os fregueses com mais de 55 anos, utentes do Gabinete do Idoso ou com algum problema crónico, podem recorrer à Junta de Freguesia para que não tenham de sair de casa para as tarefas necessárias do dia-a-dia. A junta disponibiliza-se a fazer a entrega compras e medicamentos em casa, bem como a ir aos CTT e passear os animais domésticos.

Pode ligar para o 931 462 200.

  • Computadores ou tablets para alunos carenciados

Para apoiar os alunos com maiores dificuldades económicas a enfrentar as necessidades de ensino à distância, foi criado um banco social de recursos informáticos, através do qual estes alunos podem recolher computadores ou tablets.

A comunidade pode entregar equipamentos que já não usa na Secretaria da Junta de Freguesia de Carnide ou agendar a sua recolha através do e-mail anossajunta@jf-carnide.pt ou do telefone 217121330.

A Junta de Freguesia compromete-se a fazer todas as reparações, atualizações e manutenções necessárias.

Saiba mais sobre o que se faz em Carnide aqui


Estrela

  • Linha de Apoio Psicossocial

A equipa técnica multidisciplinar mantém contacto telefónico (915243647 e 911543879) para atender os agregados que se encontram em situação de risco.

  • Consultas Jurídicas

Através de um protocolo com a Ordem dos Advogados, estão a ser atendidas situações relacionadas com despedimento, lay-off, contratos de arrendamento.

  • Atendimento de Emprego

Com a crise económica provocada pela pandemia e o elevado número de despedimentos, a Junta de Freguesia reforçou este serviço.

  • Compras de supermercado e medicamentos entregues no domicílio

Mensalmente, podem ser entregues compras de supermercado e medicamentos ao domicílio dos fregueses. Podem também ser entregues produtos de apoio como fraldas e resguardos.

A Junta de Freguesia está a articular com o Centro de Saúde da Lapa a disponibilização de receitas sem papel, enviadas para os telemóveis.

  • Entrega de Refeições Escolares ao Domicílio

Diariamente, a equipa do Fomecas – uma mascote de referências para os alunos das escolas públicas da freguesia – vai diariamente a casa das crianças de escalão A e B e com Necessidades Especiais entregar as refeições escolares das Escolas Básicas Fernanda de Castro e N.º 72 (Bartolomeu de Gusmão).

O Fomecas disponibiliza ainda às famílias sugestões para confecionar refeições saudáveis, com um vídeo lançado semanalmente nas redes sociais.

  • AEC em casa

Os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) publicam diariamente vídeos com exercícios de expressão dramática, musical e de atividade física e desportiva.

  • Entrega de materiais didáticos

Numa parceria com a Science4You, está a ser distribuído às crianças residentes na freguesia, com idades entre os 6 e os 12 anos, um pequeno laboratório que permite fazer algumas experiências científicas.

  • Office para todos

Cada aluno da Escola n.º 72 e Escola Fernanda de Castro têm direito a uma licença de utilização de Microsoft Office 365, para que tenham todas as condições para o ensino à distância.

  • Atividades para Jardim de Infância e 1.º ciclo

Foi criado um calendário semanal com atividades para as crianças do Jardim de Infância e o 1.º ciclo. Atividades preparadas em formato vídeo, pelos Educadores da CAF/AAAF, e
enviadas via e-mail para todos os encarregados de educação, além de disponibilizadas
nas diversas redes sociais da Freguesia de Estrela.

  • Manhãs d’Encantar online

Teatro, música, dança, artes plásticas e histórias. O programa Manhãs d’Encantar dá sugestões e atividades que as famílias podem fazer com os filhos mais novos.

Foto: Facebook/Junta de Freguesia da Estrela

Saiba mais sobre o que se faz na Estrela aqui


Lumiar

  • Compras em casa

Quietinho em Casa é um programa de apoio aos fregueses utentes de atendimento social, com mais de 60 anos ou doentes crónicos, a quem faz chegar as compras de bens de primeira necessidade para que evitem deslocações.

Contacte a Junta de Freguesia através do número 968 136 267, de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 16:00, ou do endereço quietinhoemcasa@jf-lumiar.pt.

Saiba mais sobre o que se faz no Lumiar aqui


Marvila

Todo o apoio presencial da Junta de Freguesia decorre agora à distância. Caso precise, contacte através do 218 310 350 , de segunda a sexta-feira, entre as 8:30 e as 17:30.

Saiba mais sobre o que se faz em Marvila aqui


Misericórdia

  • Comércio em casa

O comércio da Misericórdia disponibiliza serviços de entrega ao domicílio, takeaway ou vendas online. A lista de estabelecimentos integrados nesta iniciativa é atualizada semanalmente.

Saiba mais sobre o que se faz na Misericórdia aqui


Olivais

  • Telefonemas de acompanhamento aos idosos

Uma equipa de contactos ausculta regularmente as necessidades das pessoas idosas residentes na freguesia, incluindo aquelas inscritas na Plataforma Radar. Daqui, podem ser encaminhadas para os serviços de Banco Alimentar ou de Refeições Confecionadas (takeaway da restauração), que deverá iniciar brevemente ao abrigo do aditamento ao Fundo de Emergência Social da autarquia. 

  • Recolha de medicamentos

Os mais idosos podem contactar a farmácia habitual, fazer o pedido do receituário e solicitar a entrega dos medicamentos no seu domicílio. O levantamento de pedidos é feito todos os dias úteis. O pagamento só pode ser tratado entre o utente e a farmácia.

  • Linha de apoio psicológico

Um conjunto de técnicos qualificados da freguesia ajuda os fregueses com consultas de apoio psicológico à distância. 

  • Linha de apoio à empregabilidade 

Há ainda uma linha através da qual os fregueses podem aceder a informações e esclarecimentos sobre questões relacionadas com emprego, formação, estágios, procura de ofertas de emprego ou de apoios especialmente criados para dar resposta neste contexto de pandemia.

  • Apoio às famílias confinadas

Os residentes em situação de isolamento profilático podem requisitar a entrega ao domicílio de refeições quentes, entregues com o apoio do Policiamento Comunitário do Bairro Alfredo Bensaúde. Pode ainda ser assegurado o ensino das crianças confinadas e a medicação das famílias.

Saiba mais sobre o que se faz nos Olivais aqui


Parque das Nações

  • Compras no domicílio

Está a ser garantida a entrega gratuita de compras ao domicílio (alimentação e medicamentos) para os residentes que tenham mais de 55 anos ou que têm de permanecer em casa, isolados.

  • Apoio psicológico e enfermagem

O Gabinete de Psicologia e o Serviço de Enfermagem da Junta de Freguesia mantêm o apoio gratuito à saúde mental dos fregueses, com mais de uma centena de consultas feitas desde o início da pandemia. Está ainda a ser assegurado um Banco de Ajuda para Equipamentos Técnicos, reforçado com mais apetrechamentos de apoio, como cadeiras de rodas, andarilhos ou outros equipamentos.

  • Refeitórios alargados para escalão C

Os serviços prestados pelo refeitório da Junta de Freguesia aos alunos das escolas públicas foram alargados ao escalão C – depois de já garantidos aos alunos que usufruem de Apoio Social Escolar (ASE) nos Escalões A e B e aos alunos com necessidades educativas especiais.

Desde o início da pandemia e até 10 de fevereiro deste ano, o refeitório confecionou e distribuiu 31 591 refeições aos alunos das escolas públicas, utentes do Centro de Dia e aos que zelam pela manutenção e segurança da freguesia.

  • Cabazes alimentares

Já foram distribuídos mais de cinco mil cabazes alimentares a agregados familiares com carências económicas residentes na freguesia. A distribuição é feita semanalmente, com produtos de primeira necessidade.

  • Videochamada para idosos

A Junta de Freguesia possibilita à população mais idosa a proximidade dos seus familiares e amigos geograficamente distantes através de um serviço gratuito de videochamada.

Até 10 de fevereiro de 2021, tinham sido asseguradas 12 videochamadas entre residentes e familiares.

  • Apoio ao estudo

Caso necessitem, os estudantes podem requerer cópias, digitalização de documentos e suporte informático na Junta de Freguesia cópia.

  • Transporte solidário

Um apoio que garante a mobilidade aos maiores de 55 anos, nos dias úteis, para as deslocações urgentes e inadiáveis aos serviços de saúde públicos ou privados.

Saiba mais sobre o que se faz no Parque das Nações aqui


Penha de França

  • Distribuição de máscaras

São certificadas pelo Citeve e podem ser utilizadas até às 20 lavagens. Todos os fregueses têm direito a receber uma máscara de proteção. Também há disponíveis máscaras que permitem a leitura labial, para pessoas com dificuldades auditivas residentes na freguesia, bem como para os seus acompanhantes.

Para levantar a sua, ligue 800 209 171 ou envie mensagem para cuidar@jf-penhafranca.pt.

  • Apoio psicológico

A Junta de Freguesia criou consultas gratuitas de psicologia para pessoas recenseadas na freguesia com dificuldades económicas e filhos menores de idade.

  • Suporte à parentalidade

Há uma linha telefónica através da qual as famílias podem esclarecer dúvidas relacionadas com a parentalidade ou o estudo dos filhos.

Ligue 925 737 284 ou 969 709 871. O envie e-mail: educacao@jf-penhafranca.pt.

  • Fotocópias para estudo em casa

A Junta de Freguesia assegura a possibilidade de os estudantes da freguesia terem as fotocópias necessárias ao estudo à distância. É a própria que tira as fotocópias e imprime trabalhos enviados pelos professores.

Caso necessite desta ajuda, envie e-mail para educacao@jf-penhafranca.pt ou ligue 925 737 284.

  • Transporte solidário

Foi criado um transporte destinado a fregueses que comprovm falta de mobilidade e reduzidos recursos económicos.

Foto: Site da Junta de Freguesia da Penha de França
  • Loja social

A Junta de Freguesia disponibiliza vestuário, roupa de cama e banho, mobiliário e eletrodomésticos a famílias residentes com carências económicas.

  • Bolsa solidária animal

A Bolsa Solidária Animal da Penha de França é outra forma de apoiar os residentes na freguesia com carências económica, na aquisição de alimentos, na compra de medicamentos ou em cuidados veterinários para os seus animais.

Pode enviar e-mail para o endereço desenvolvimento.social@jf-penhafranca.pt ou ligar para o 210 532 377

  • Apoio ao empreendedorismo

Acompanhamento especializado destinado aos residentes na freguesia para ajudar a lançar
novos negócios ou melhorar os existentes.

Para saber mais, envie e-mail para penha.empreende@jf-penhafranca.pt.

Saiba mais sobre o que se faz na Penha de França aqui


Santa Clara

  • Apoio social em situações urgentes

Desde março do ano passado, início da pandemia em Portugal, a Junta de Freguesia criou um apoio social extraordinário para grupos vulneráveis como pessoas com mais de 60 anos e doentes crónicos. Uma estrutura que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, IPSS’s, ACES Lisboa Norte, PSP, Polícia Municipal, farmácias e comércio.

Pode ligar para o 915 339 624 ou 935 415 371, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00. Ou contactar para os seguintes endereços: ana.bernardo@jf-santaclara.pt e filipa.passinha@jf-santaclara.pt.

Saiba mais sobre o que se faz em Santa Clara aqui


Santa Maria Maior

  • Farmácia e supermercado em casa

Foi criado na freguesia um serviço através do qual as compras de farmácia e de bens essenciais de supermercado podem ser entregues ao domicílio de fregueses com 60 anos ou mais e doentes crónicos.

Ligue para o 218 870 067, nos dias úteis, das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.

  • Distribuição de máscaras

Santa Maria Maior distribui gratuitamente máscaras de tecido lavável, com barreira microbiana. Uma por cada elemento do agregado familiar.

Para pedir a sua, contacte a Junta de Freguesia através da linha telefónica 218 802 000, por e-mail (mascaras@jfsantamariamaior.pt) ou recolha-a presencialmente na Junta. No levantamento, cada elemento do agregado deve apresentar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, n.º de Cartão de Cidadão e morada.

  • Apoio no levantamento de reforma

A Junta de Freguesia disponibiliza um serviço de assistência no levantamento da reforma, efetuado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, sempre na presença de técnicos identificados e de agentes da PSP, para máxima segurança.

Disponível mediante marcação telefónica com a Divisão de Intervenção na Comunidade: 218 870 065.

Saiba mais sobre o que se faz em Santa Maria Maior aqui


Santo António

  • Acompanhamento psicológico

Os desafios que a pandemia representa para a saúde mental obrigaram à readaptação do Projeto Farol, que garantia o acompanhamento psicológico de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Este apoio é agora alargado a todos os fregueses.

A sinalização é feita pelos vários projetos de Ação Social da Freguesia, e depois o gabinete de apoio psicológico, que conta com duas psicólogas e uma enfermeira, faz uma primeira avaliação gratuita. Segue-se um encaminhamento para entidades parceiras e o pagamento das consultas será ajustado de acordo com as carências económicas da pessoa.

Pode contactar através do 933 060 305 ou do e-mail projetofarol@jfsantoantonio.pt.

  • Mercearia social

Em funcionamento desde 2016, a Mercearia Social VALOR Humano dá a oportunidade aos fregueses de escolherem exatamente o que precisam, como se fizesse compras num qualquer supermercado. O pagamento não é feito em euros, mas sim com “notas de Santo António”, uma moeda virtual criada especificamente para esta mercearia e que é atribuída aos fregueses de acordo com o seu agregado familiar e condições de vida.

As compras passaram a ser feitas por marcação prévia e por entregas ao domicílio.

Está situada na Calçada do Moinho de Vento, nº3, 1169-114 Lisboa. Contacte através do 932 432 552.

  • Compras em casa

A Junta de Freguesia assegura a entrega ao domicílio de compras de bens alimentares, medicamentos ou até mesmo jornais.

Para ter acesso a este serviço, liga para o 932 432 552.

  • Reforço do transporte para consultas

Mantém-se o transporte para consultas e fisioterapia, agora reforçado com mais viaturas, para que o menor número de pessoas partilha o mesmo espaço.

  • Acompanhamento de idosos

A Junta de Freguesia gere um apoio aos fregueses mais idosos, acima de 65 anos, com contactos regulares, para combater a solidão.

Para aderir a este serviço, ligue para o 936 529 172.

Foto: Christian Langballe/Unsplash

Saiba mais sobre o que se faz em Santo António aqui


São Vicente

  • Entrega de compras ao domicílio

Um apoio para fregueses com dificuldades de mobilidade, que façam parte de um grupo de risco, estejam em isolamento profilático ou infetados com COVID 19.

Saiba mais sobre o que se faz em São Vicente aqui


São Domingos de Benfica

  • Entregas em casa

A Junta de Freguesia garante compras (do supermercado ou farmácia) entregues em casa para os fregueses com mais de 65 anos, doentes crónicos, utentes do atendimento social e doentes covid-19 ou em isolamento.

  • Apoio psicológico e apoio ao idoso

Também para os grupos mais vulneráveis, é disponibilizado acompanhamento psicológico (919 301 413) a todos os fregueses e um acompanhamento específico a todos os idosos (800 502 510) que não tiverem uma rede de apoio.

  • Isenção de taxas para comércio local

Pelo menos até junho de 2021, e desde 1 de janeiro, o comércio local está isento de pagar as taxas de ocupação. Será entregue uma compensação a quem já fez o pagamento neste período.

Saiba mais sobre o que se faz em São Domingos de Benfica aqui


Em todo o concelho

  • Refeições nas escolas

Enquanto as escolas funcionarem em regime de ensino à distância, as freguesias de todo o município asseguram que todas as crianças dos escalões A e B da ASE – Ação Social Escolar continuam a ter acesso às mesmas refeições que teriam no modelo de ensino presencial.

  • Fundo de Emergência Social – FES

O Fundo Emergência Social – COVID 19 (FES – COVID 19) lança um apoio por agregado que se encontrem perante a iminência de perda de habitação por incapacidade financeira de cumprir  com o pagamento de rendas ou prestações bancárias. O valor poderá ir dos mil aos três mil euros.

O FES COVID 19 prevê ainda um regime excecional de majoração nos casos em que se  verifique estar em causa a subsistência de menores, idosos maiores de 65 anos de  idade e pessoas com incapacidade temporária ou definitiva superior a 60%.

O Fundo de Emergência Social é uma resposta da Câmara Municipal de Lisboa, que na sequência da  aprovação das medidas extraordinárias de apoio às famílias, no âmbito da epidemiologia provocada pelo  Covid-19, se constitui no FES – Covid, pretende ser uma resposta de apoio monetário excecional e pontual,  através das juntas de freguesia, para as famílias carenciadas com situação agravada no âmbito da  pandemia.  

Formaliza-se através instauração de processo com reunião de documentação e posterior avaliação, tendo  em conta os procedimentos e regras estabelecidas no âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de  Lisboa. 

  • Kits alimentares

Numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, as freguesias a distribuição de kits alimentares, de segunda a sexta-feira, a pessoas em situação de carência económica, desemprego, perda de rendimentos ou em situação de quarentena e isolamento profilático, sem possibilidade de sair de casa.

Os fregueses que usufruem deste apoio à semana, podem levantar refeições por via da restauração local aos fins de semana, em regime take-away. Para aqueles que estão impedidos de sair ou que estejam longe e não tenham como se deslocar, a Junta de Freguesia garante a distribuição, com o apoio de voluntários.

A Mensagem contactou todas as juntas de freguesia para saber de que apoios dispõem. Se souber de algum que não esteja identificado aqui, por favor, indique-nos qual:


Catarina Reis 

Nascida no Porto há 25 anos, foi adotada por Lisboa para estagiar no jornal Público. Um ano depois, entrou na redação do Diário de Notícias, onde aprendeu quase tudo o que sabe hoje sobre este trabalho de trincheira e o país que a levou à batalha. Lá, escreveu sobretudo na área da Educação, na qual encheu o papel e o site de notícias todos os dias. No DN, investigou sobre o antigo Casal Ventoso e valeu-lhe o Prémio Direitos Humanos & Integração da UNESCO, em 2020.