Na fotografia, Mauro Wah e outros moradores do PER 11, retratados numa das reportagens nomeadas. Foto: Catarina Reis

Receba a nossa newsletter com as histórias de Lisboa 🙂

É a 14.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, que premeia o que de melhor se faz no jornalismo online, numa iniciativa do OBCIBER (Observatório de Ciberjornalismo). Esta segunda-feira foram conhecidos os nomeados para as oito categorias, onde há duas reportagens da Mensagem nomeadas. O público pode votar até 13 de dezembro, neste link.

O primeiro episódio do podcast Sons de Lisboa, “Ouvir Lisboa na pandemia, a cidade de silêncios” – uma viagem sonora pela cidade confinada – está nomeado na categoria Narrativa Digital Sonora. Nesta categoria estão também nomeadas as Rádio Observador e Rádio Renascença, com “A incrível saga do bebé Neves” e “No paraíso das Criptomoedas” – respetivamente.

A reportagem “Heróis da cidade. Orientavam os putos do bairro, agora salvam famílias da fome” está nomeada para a categoria Ciberjornalismo e Proximidade. Um conto sobre como os bairros sociais se transformaram durante a pandemia para tentar salvar toda a cidade da fome.

Partilhamos esta nomeação com dois outros órgãos de informação locais: o Sul Informação e o AltoMinho.tv. O primeiro com a reportagem “A agricultura é ‘um setor sexy para trabalhar e para investir’ no Algarve”. O segundo com “Pandemia aos olhos dos idosos”.

Todos os trabalhos são finalistas a um prémio atribuído pelo júri do concurso, mas estão também sujeitos a um prémio do público, que poderá votar nos seus preferidos até dia 13 de dezembro.

Se quiser votar, só tem que aceder a este link.

Todos estes trabalhos foram selecionados por um grupo de 13 jurados, investigadores e docentes universitários de instituições portuguesas, a que se juntam outros de instituições do Brasil e Espanha. São eles Ana Isabel Reis (Universidade do Porto), Ana Pinto Martinho (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), Fernando Zamith (Universidade do Porto), Filipa Rodrigues Pereira (Instituto Politécnico de Viseu), Hélder Bastos (Universidade do Porto), Inês Amaral (Universidade de Coimbra), João Canavilhas (Universidade da Beira Interior), Luís António Santos (Universidade do Minho), Luís Bonixe (Instituto Politécnico de Portalegre), Marisa Torres da Silva (Universidade Nova de Lisboa), Pavel Sidorenko (Universidade Francisco de Vitoria, Espanha), Pedro Jerónimo (Universidade da Beira Interior) e Walter Lima Junior (Universidade Federal de São Paulo, Brasil). Pedro Jerónimo é também o presidente desta edição.

Este júri irá atribuir os prémios no próximo dia 15 de dezembro, durante as VII Jornadas do ObCiber (#7JOBCIBER), este ano a decorrer online.

Deixe um comentário

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *