As páginas das Crónicas de Lisboa voltaram a ser folheadas ao público como parte do ciclo de conversas “Quem escreve sobre ti, Lisboa?”, promovido pelo Museu de Lisboa. O palco na quarta-feira, dia 10 de abril, foi o Museu de Santo António e recebeu os dois autores do livro, o jornalista Ferreira Fernandes e o ilustrador Nuno Saraiva.

A Mensagem juntou-se, numa sessão do Clube de Leitura de Lisboa, longe da sua sede original, A Brasileira do Chiado.

O Museu de Santo António recebeu o jornalista Ferreira Fernandes e o ilustrador Nuno Saraiva numa conversa sobre Lisboa. Foto: Inês Leote.

Sob a moderação do coordenador do Museu de Santo António, Pedro Teotónio Pereira, os presentes ficaram a conhecer o curioso processo de criação das Crónicas de Lisboa, que nasceram como uma rubrica digital da Mensagem de Lisboa, com o desafio de levar a ligeireza e o colorido das bandas desenhadas para o formato digital.

Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva voltaram a falar sobre como escolhem as personagens que ilustram as páginas dos livros, e que ajudam a ilustrar também uma certa alma lisboeta.

Mas como costuma acontecer sempre que a dupla de autores se reúne numa tertúlia, a conversa transcendeu as Crónicas de Lisboa e falou-se ainda como a cidade serve de inspiração a tantas histórias, como as que percorrem os passos do fotógrafo francês Roger Kahan, refugiado em Lisboa durante a Segunda Guerra, e de sítios emblemáticos da vida lisboeta, como o Martim Moniz, também retratados em livros.

A conversa pode ser ouvida na íntegra no podcast do Clube de Leitura de Lisboa da Mensagem, desta vez em parceria com o museu onde decorreu a sessão:

O ciclo “Quem escreve sobre ti, Lisboa?” do Museu de Lisboa também já conversou com a poeta Ana Marques Gastão e o escritor Gonçalo M. Tavares. As historiadoras Inês Ribeiro e Raquel Tavares serão as próximas convidadas, no dia 15 de maio, às 18h, desta feita no Teatro Romano.


Álvaro Filho

Jornalista e escritor brasileiro, 50 anos, há sete em Lisboa. Foi repórter, colunista e editor no Jornal do Commercio, correspondente da Folha de S. Paulo, comentador desportivo no SporTV e na rádio CBN, além de escrever para O Corvo e o Diário de Notícias. Cobriu Mundiais, Olimpíadas, eleições, protestos – num projeto de “mobile journalism” chamado Repórtatil – e, agora, chegou a vez de cobrir e, principalmente, descobrir Lisboa.

alvaro@amensagem.pt


O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *