A cidade de Lisboa não é só palco de histórias da vida real, é também terreno fértil para a ficção. Prova disso são todos os livros que já se escreveram com a cidade como pano de fundo. E porque a cidade é feita de leitores, a Mensagem organiza o Clube de Leitura de Lisboa, todos os meses – que retoma agora, depois de uma breve paragem em agosto, com o autor João Pedro Vala.
As obras escolhidas distinguem-se por terem alguma relação com Lisboa – seja ela paisagem de uma personagem, seja ela a personagem principal – e são escolhidas pela equipa da Mensagem.

No próximo dia 27 de setembro, às 18:30, n’A Brasileira do Chiado, temos encontro marcado com o autor da obra “Grande Turismo”, de João Pedro Vala.
João Pedro Vala, personagem do escritor João Pedro Vala, é um pobre coitado. De onde vem, não sabe. Para onde vai, menos ainda. Entre burguês e boémio, entre pecador e santo, entre o Bairro das Colónias e uma Loures expandida até ao infinito, João Pedro fantasia o seu lugar no mundo. Tão cómico quanto melancólico, vive como quem não sabe dar troco no autocarro — como quem mal sabe embarcar. Holden Caulfield à portuguesa, com laivos de desalento bem-humorado, deambula pelo mundo com o mal-estar de um permanente turista na sua própria terra e na sua própria pele, tentando responder a essa grande pergunta: mas afinal quem é João Pedro Vala?
Esta história, em que o vazio da existência se vai confundindo com uma constrangedora falta de jeito para habitar um mundo que se desejaria deslocado apenas dois ou três passos para o lado, tem no centro um protagonista sentado nu numa marquesa de hospital, à espera de um diagnóstico que tarda em chegar.
Sinopse de “Grande Turismo”
Junte-se a nós e ao autor para discutir a Lisboa dos livros! Inscreva-se aqui:

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição: