Que novas técnicas e ferramentas há para a cobertura jornalística das alterações climáticas? Como podemos contar melhor histórias sobre o ambiente? E como pode a comunidade contribuir para uma ação mais informada? No que toca ao clima, o presente e o futuro que se avizinha é um trabalho de todos, mas sabemos como o jornalismo pode ser uma peça fundamental nesta luta.
É para ouvir debater a resposta a estas perguntas que a equipa da Mensagem vai estar presente na News Impact Summit – Elevating Climate Journalism, organizada pelo European Journalism Centre (EJC), esta quarta-feira, dia 12 de outubro, em Lisboa, no mercado Time Out.
Estamos entusiasmados por este encontro e pela partilha de histórias que, como na Mensagem, são contadas a pensar nas soluções. Eis aqui alguns exemplos:
☀ Quando lhe mostrámos as ilhas de calor da cidade, com a ajuda do Manuel Banza, que mapeou as zonas verdes e as sombras de Lisboa – ele que é já um nome frequente na Mensagem de Lisboa, é orador convidado deste evento e vai dizer-nos como a comunidade pode estar mais envolvida e contribuir para a cobertura das alterações climáticas.
🌳 E quando demos a conhecer a floresta Miyawaki que nasceu na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e já inspirou várias florestas pela Área Metropolitana;
🚗 Mas também quando lançámos a ideia de pedonalizar a Rua da Prata após as obras na Baixa (agora, sabemos que vai mesmo acontecer);
🍋 Ou quando contámos a história de Laura, que descobriu que os citrinos dos logradouros de Lisboa podem salvar as nossas casas… e o mundo
Confira o programa aqui.
Vamos estar atentos e contaremos tudo o que aprendemos, em breve!

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição: