Dois livros editados pela Mensagem foram integrados no Plano Nacional de Leitura – Crónicas de Lisboa, o livro de Banda Desenhada de Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva, e Diário de Um Sem Abrigo, de Jorge Costa.

Isto significa que estes dois livros foram indicados como tendo interesse cultural e valor para serem recomendados pelos professores nas escolas portuguesas. 

O PNL recomenda semestralmente um conjunto de títulos em diversas áreas e destinados a públicos diversificados. Os títulos recomendados são divulgados neste catálogo, proporcionando a pesquisa e o acesso a todos os utilizadores – o catálogo é feito com as BLX – Bibliotecas Municipais de Lisboa, e está acessível neste Portal  e no Portal da BLX.

As Crónicas de Lisboa, da editora Asa, foram recomendadas para jovens dos 12 aos 18 anos. E o Diário de Um Sem-abrigo, da Oficina do Livro, para a faixa etária dos 15 aos 18 anos.

Para o PNL o livro que resulta das Crónicas de Jorge Costa publicadas ao longo de um ano na Mensagem “é um testemunho e a voz autobiográfica de um sem-abrigo que protagoniza a voz dos deserdados da sorte mas que o Estado Democrático parece querer esquecer. É um relato emocionante, pungente, dramático e muitas vezes cruel de muitos concidadãos que partilham connosco a cidade, a rua no dia-a-dia, mas cuja casa à noite é essa mesma rua, essa mesma cidade”.

Com os direitos de autor do livro, a Mensagem de Lisboa lançou uma Bolsa de Jornalismo Jorge Costa para patrocinar trabalhos de freelancers ou aspirantes a jornalistas sobre esta temática. O regulamento pode ser consultado aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *