Receba a nossa newsletter com as histórias de Lisboa 🙂

O arraial mais cool da cidade voltou a sê-lo. O Arraial P’ra Sempre, da associação Renovar a Mouraria – que está no Largo da Rosa entre os dias 2 e 18 de junho, na Mouraria – foi da Mensagem, que fez um “take over” à playlist da noite. E foi dançar até partir.

Foi a noite do regresso de Lisboa aos Arraiais, à festa, e, no fundo a si própria – e a Mensagem esteve lá com os lisboetas (nascidos, aportados, criados e com Lisboa no coração) a dançar, durante seis horas – ao som de músicas todas em português e crioulo, todas inspiradas em Lisboa. Os sorrisos de todos mostram como o ambiente estava fantástico numa noite de primavera.

A playlist foi feita com base nas escolhas para a Mensagem por músicos como Dino D’Santiago, Kalaf Epalanga, Gil do Carmo, Ana Bacalhau, Inês Menezes, Rodrigo Costa Félix, Nuno Varela, Benjamim e entre outros. Tudo músicas inspiradas, obviamente, em Lisboa que puseram toda a gente a dançar. No final, soube a pouco – mas as regras impõem o fim da festa até à uma da manhã.

A festa começou e acabou com a Marcha da Mouraria, na voz de Amália Rodrigues. A equipa da Mensagem esteve em peso no palco a animar a malta.

https://amensagem.pt/wp-content/uploads/2022/06/xutos.mp4

Passados três anos, este é o regresso do arraial com um toque de diversidade e muitas propostas musicais alternativas: que podem ver no cartaz aqui em baixo. No sábado tocaram as Fio à Meada e Sebastião Antunes e o grupo de cantares e adufes na Voz do Operário.

Entretanto, mais informações vão sendo dadas no Facebook da associação.

Além da noite da Mensagem estamos também presentes no tradicional concurso de quadras, em que faremos parte do juri. Quem quiser pode submeter quadras com as palavras Mouraria e Mensagem. O regulamento está acessível AQUI.

O melhor do que sempre foi o Arraial da Mouraria, este ano está ainda mais diverso, inclusivo, intercultural, verde e cooperativo.

Tem o selo EcoEvento atribuído pela @valorsul_pt – o que quer dizer que fazemos a festa sem deixar de cuidar do ambiente – através da reutilização de materiais das estruturas e decoração. Pela primeira vez, o impacto ambiental e carbónico do Arraial vai ser medido através de uma parceria com a @ecoality.

Aliás, os copos reutilizáveis foram feitos em parceria com a Mensagem e são da autoria do nosso ilustrador Nuno Saraiva. E são tão giros que vão esgotar depressa!

No arraial mais misturado de Lisboa estarão músicos de Portugal, Congo, Brasil, Cabo Verde, Gâmbia, Itália, Angola. Ou não fosse a Mouraria o bairro mais multicultural e diverso da nossa cidade! Mas a diversidade não sobe apenas ao palco: estará por toda a festa, da gastronomia, aos eventos culturais das tardes, à Feira de Empreendedorismo e aos convidados especiais dos projetos É Uma Mesa e Food For a Change.

A festa a meio da noite. Foto: Inês Leote

O Arraial P’ra Sempre tem como parceiros a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a Biataki, a Valorsul, a Ecobrasa e a Mensagem de Lisboa, como media partner.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.