Fernando Pessoa Pessoas e as suas Lisboas
Fotografia: Orlando Almeida

Receba a nossa newsletter com as histórias de Lisboa 🙂

Chiado, onde as mesas d’A Brasileira lhe amparavam a escrita quotidiana. Largo do Carmo, onde viveu a fase de maior penúria, num quarto de caixeiros-viajantes no escritório de um primo. Largo da Estefânia, onde a Tia Anica o acolheu. Rossio, onde os cafés lhe serviam de ponto de encontro e escritório. Praça da Figueira e a Rua dos Douradores, onde nasceu Livro do Desassossego. Rua da Assunção, onde teve escritório e conheceu Ofélia. Praça do Comércio, onde tinha outra das suas Mecas, o Martinho da Arcada. São muitas as Lisboas de Pessoa.

Entre Fernando Pessoa e a cidade de Lisboa existe uma intimidade que transparece na obra do poeta, mas também na sua vida. Percorrê-la faz-nos conhecer melhor o escritor e a cidade que o inspirou.

É esse percurso, das várias Lisboas de Pessoa, que Ricardo Belo de Morais evocará e aprofundará na conferência “Pessoa e as suas Lisboas”, que terá lugar no dia 12 de outubro pelas 18h30 na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

A conferência será a primeira do ciclo de conferências “Lisboa e a(s) sua(s) História(s)”, uma iniciativa do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em parceria com a Mensagem de Lisboa, o único jornal dedicado à cidade. Este ciclo terá como foco a cidade de Lisboa e as muitas histórias que tem a contar.

O jornal Mensagem de Lisboa tem-se dedicado a contar algumas delas, e neste ciclo irá curar uma série de conferências para ir mais fundo em três temas:

  • Fernando Pessoa e a sua relação com a cidade;
  • As consequências do Grande Terramoto de 1755 no urbanismo e na vida da cidade – com Rui Tavares;
  • Tudo o que o Martim Moniz, essa praça onde conflui a diversidade e a mistura de Lisboa, tem para nos contar e lembrar, com Ferreira Fernandes.

Venha conhecer melhor Lisboa, com a Mensagem de Lisboa e o El Corte Inglés.

“Pessoa e as suas Lisboas”

12 Outubro – 18h30 | Sala de Âmbito Cultural Lisboa

Moderadora: Catarina Carvalho

Convidado: Ricardo Belo Morais

Sessão sobre como a cidade influenciou o poeta, e como a sua vida era muito feita dos recantos de Lisboa que frequentava. Conversa com Ricardo Belo Morais, conferencista e especialista em Fernando Pessoa, um dos guardiões da Casa-Museu dedicada ao poeta, organizador de visitas guiadas pela Lisboa de Pessoa, protagonista de performances nas quais encarna o poeta e autor de O Quarto Alugado – A Vida de Fernando Pessoa Revisitada Por um Velho Amigo e Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas [Verso de Kapa].

A entrada é gratuita e exige pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita AQUI ou no Ponto de Informação, Piso Zero do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Cada sessão do ciclo de conferências requer inscrição isolada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *