O que é que não podíamos fazer antes do 25 de Abril? Se para alguns – os mais velhos – a resposta é óbvia, para outros pode ficar presa na memória do que não viveram. Foi esta a ideia da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril para a campanha do ano que é véspera e aquecimento para os cinquentenário da revolução: #NãoPodias

A Mensagem de Lisboa, através do jornalista Álvaro Filho, vai moderar a conversa #NÃOPODIAS EXPRESSAR-TE, dia 23, às 15h30, no Festival 25/04, no Palácio Baldaya, em Benfica, com entrada gratuita. A mesa terá a dirigente associativa e médica veterinária Guadalupe Amaro, a atriz Jani Zhao e o humorista Diogo Faro.

Além de abordar o tema central do debate, a respeito das limitações e proibições no direito à liberdade expressão durante os 48 anos de ditadura e das conquistas pós-Abril, a conversa pretende fazer uma reflexão sobre como as novas formas de comunicação que ampliaram a capacidade de expressão podem ajudar na manutenção da democracia.

Para o jornalista Álvaro Filho, brasileiro radicado em Portugal há sete anos, a pluralidade de vozes que permite, inclusive, a participação de vários não-portugueses nas celebrações oficiais é um legado do 25 de Abril pois, antes, seria impensável.

Outras debates e programação musical

A programação prevê ainda as mesas #NÃOPODIAS VOTAR, no dia 22, e #NÃOPODIAS SER EUROPEU, no dia 24, sempre às 15h30, também no Palácio Baldaya. 

Para além do ciclo de conversas há os concertos Vozes em Liberdade (dia 22, às 17h), Planície Cantada e Cantigas da Liberdade (dia 23, respetivamente às 16h e 17h), do cantor brasileiro Lenine e dos Liberdade, Nubai (dia 24, respetivamente às 17h e às 21h) curado pela Lisboa Criola.

O cantor brasileiro Lenine entre as programações musicais do evento. Foto: Facebook/Lenine.

Confira a programação completa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *