As histórias da Mensagem estão a chegar à antena pública e vão saltar fronteiras. A partir do dia 21 de fevereiro, estreamos o programa “Mensagem Rádio” na RDP África, do grupo RTP, numa parceria para fazer chegar as histórias das várias comunidades de Lisboa a mais público e ainda mais diverso: passaremos a ser ouvidos também por aquela que é a maior audiência desta estação de rádio, a comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e que tanto estão representados nesta cidade.
O convite chegou a partir de Nuno Sardinha, diretor de programas da RDP África, que queria trazer à antena mais “histórias com gente dentro”, aquela que considera ser uma marca da Mensagem.
“Uma das apostas do canal passa por dar expressão aos territórios e comunidades que lhes dão vida. É nesse propósito que abrimos espaço para o desenvolvimento de versões rádio dos conteúdos publicados online pela Mensagem de Lisboa. Acreditamos que, juntos, faremos chegar essas histórias com gente dentro a muito mais pessoas.”
Nuno Sardinha, RDP África
Quinzenalmente, trazemos uma história emitida à terça-feira, às 6h50 (hora de ponta em Moçambique), e que se repete à quinta-feira dessa semana, às 17h40. Os episódios serão ainda publicados aqui, no site da Mensagem, e estarão em permanência em rdpafrica.rtp.pt e no Spotify.
Sobre a RDP África

A RDP África tem hoje uma audiência média estimada em mais de 5 milhões de ouvintes/dia. Funciona como um ponto de ligação entre as comunidades imigrantes em Portugal e os seus países de origem e nos diferentes países em África em que é escutada é referida como um importante ponto de ligação ao mundo.
O canal tem difusão terrestre (em FM) em 22 cidades de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A emissão está ainda disponível na internet, em rdpafrica.rtp.pt, nas redes de difusão por cabo em Portugal e vários países africanos e pode ser captada por satélite em todo o continente africano e américa do sul.
Pertence ao canal do grupo RTP e foi criada em 1996, a partir das emissões da RDP internacional para o continente africano. Resulta do protocolo bilateral de estados entre Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Em Portugal, tem emissores em Lisboa, Coimbra, Faro e (desde junho de 2021) no Porto.

“A Rádio é um espelho dos povos que a compõem. Tem uma equipa multinacional e multicultural e uma rede de correspondentes nos diversos países. Promove no mundo e em multiplataforma a língua portuguesa na sua diversidade cultural e é o principal responsável pelo crescimento da língua portuguesa em África, dado que a rádio é o media mais democrático (pelo baixo custo de acesso à tecnologia)”, remata o diretor Nuno Sardinha.
*Correção: A data de estreia do programa foi alterada de 14 para 21 de fevereiro

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição: