Receba a nossa newsletter com as histórias de Lisboa 🙂

Será um dia inteiro dedicado a perspectivar o futuro das cidades portuguesas. Dezenas de cidadãos, especialistas e académicos vão juntar-se este sábado à iniciativa do coletivo Compromisso Cidade para debater urgências e oportunidades para as cidades portuguesas, suscitadas a partir dos desafios da mobilidade, transição energética, crise habitacional, organização do espaço público ou alterações climáticas.

Matthew Baldwin, vice diretor da direção geral da mobilidade e dos transportes da Comissão Europeia e coordenador do programa da Comissão Europeia que pretende alavancar a ação em 100 cidades europeias, para que estas se tornem neutras em carbono até 2030, é um dos convidados a debater o papel das políticas europeias na definição do futuro das cidades. Recorde-se que Lisboa é uma das cidades candidatas a integrar o lote final do desafio que será lançado a 100 cidades.

O dia de discussão, dividido em dois momentos, vai contar, numa primeira fase, com duas conversas: uma orientada para o papel da União Europeia na promoção de uma agenda urbana comum, bem como para o resultado de iniciativas europeias de políticas urbanas e seus resultados. Este painel, moderado por Frederico Raposo, jornalista da Mensagem, vai ter como participantes Grazia Concilio, do Politécnico de Milão, Matthew Baldwin, ALDWIN, Comissão Europeia – 100 Climate-neutral Cities, David Sim, autor do livro Soft City – o relato vai ser feio por António Brito Guterres e Teresa Calix.

O segundo debate será em torno do papel das cidades no território português, com destaque para as políticas públicas adotadas na gestão do espaço urbano e abrindo caminho para “uma agenda para as cidades” que dê resposta aos desafios mais prementes da gestão do território e das necessidades dos cidadãos.

Moderado pelo jornalista do Público, Abel Coentrão, terá a participação de João Ferrão, investigador e ex-Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Andreia Garcia, arquiteta, curadora e investigadora, Eliana Madeira, do Movimento ‘Direito ao Lugar’. As relatoras serão Maria Manuel Oliveira e Rita Castel’Branco.

Durante a tarde, e a partir da discussão matinal, serão lançadas três mesas de trabalho, sob os temas Gerir e Ordenar a cidade ( com Mário Alves, Frederico Moura e Sá, Alexandra Paio e Marta Labastida); governação local e regional (com Filipe Teles, João Seixas e Ana Poças Ribeiro e Laura Lupini) e cidadania pelas cidades com (Fernando Nogueira, José Carlos Mota, Joana Lages e Lara Seixo Rodrigues).

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.