
Ainda à espera de um futuro, jovens timorenses em Lisboa lutam por ficar em Portugal
Timorenses chegam a Lisboa na ilusão de encontrarem trabalho, mas a falta de alojamento e as burocracias para a obtenção de documentos estão a dificultar-lhes a vida.

Caracol da Penha: desenhado pela população, o novo jardim de Lisboa vai ter escorrega para adultos e zona de bosque
Um escorrega para adultos, cinema ao ar livre e um pequeno bosque – as obras do Jardim do Caracol da Penha estão a chegar ao fim.

Há uma rádio de várias línguas para sintonizar “o caldeirão” de culturas que é Sintra
Para um imigrante que não domina o português, a tarefa de perceber as notícias pode ser impossível. Na Tapada das Mercês, em Sintra há 27 nacionalidades diferentes. Para combater isso nasceu a Sintoniza-T, uma rádio local e comunitária.

O clube de bairro de Setúbal que deu um livro e uma lição. “Não podemos perder a memória das nossas gentes”
Em 1921, nascia um clube de nove ruas, com jogadores que eram operários. O São Domingos Futebol Clube pôs o bairro homónimo na história e mudou a vida dos moradores. Passados cem anos, há um livro para homenagear esta história: “Um bairro, um clube”, com prefácio de José Mourinho.

“Fora de serviço”. Túnel da estação de Alcântara está como há uma década, ao abandono
Escadas rolantes avariadas, paredes grafitadas e o único espaço comercial encerrado. O túnel que une as plataformas de Alcântara-Mar e permite chegar ao rio sofre com problemas de insalubridade e insegurança há mais de dez anos, sem que haja resolução à vista.

Esplanadas-covid, “aumentaram clientes, trabalho e mão de obra.” Agora, Arroios quer devolver o espaço aos carros
Durante a pandemia, Lisboa ganhou 365 esplanadas em lugares de estacionamento automóvel. Até ao final do ano, muitas delas podem estar ameaçadas, mas um grupo de comerciantes quer continuar a montar mesas ao ar livre, por “uma cidade mais verde”.

Na sala de aula onde imigrantes aprendem a ler e escrever. “É uma questão de dignidade”
Não sabem ler a rota de um autocarro, decifrar um anúncio de emprego ou assinar o nome. Numa sala do Centro Padre Alves Correia, várias mulheres entram para uma aula de alfabetização. Encontram na gramática o caminho para a vida ativa e a integração na cidade.

“Esta casa salvou-me”. Ilda e Jorge fizeram do bairro Padre Cruz o abrigo de mulheres migrantes com cancro da mama
Fugiram à morte rumo a Lisboa. Vindas de Angola e Cabo Verde, traziam na bagagem um diagnóstico: cancro da mama. A dada altura, a escolha era viver na rua ou voltar à origem. Até que dois moradores do bairro Padre Cruz salvaram-lhes a vida com uma casa. Agora, pedem ajuda a toda a cidade.

Despejos no bairro Carlos Botelho deixaram 19 pessoas sem casa. O que se passa no bairro cujo nome já chegou ao Governo?
A Câmara Municipal de Lisboa está a ser questionada pelos despejos de cinco famílias de um bairro das Olaias. Oposição, associação HABITA e moradores falam em “despejo ilegal”. Gebalis e vereadora da Habitação garantem ter respeitado a lei. O caso já chegou ao Governo. Afinal, onde mora a razão?

Largo de São Domingos, há 516 anos o lugar da história e das misturas africanas de Lisboa
Num dia de Páscoa, 19 de abril, foi aqui o massace dos judeus. É aqui o lugar das antigas histórias da Lisboa Africana – e ainda hoje é o ponto de encontro das culturas de diversas comunidades africanas. Quem são e o que procuram os que se encontram no Rossio?
Carregando…
Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.