Um rap da Cova da Moura sobre a Europa levou seis jovens a Bruxelas, onde já se sabia a letra de cor

No ano passado, a Comissão Europeia e a Mensagem lançaram um desafio ao grupo de rappers da Cova da Moura, na Amadora: criar um rap para a Europa, em crioulo. Sete meses depois, no final de abril deste ano, estes rappers viajaram até Bruxelas para conhecer as instituições europeias, a convite da própria Comissão. Mas nem todos os criadores da música puderam ir – e o que está por trás desta ausência foi o maior apelo que eles levaram para o centro da Europa. Uma história para assinalar o Dia da Europa, celebrado a 9 de maio.

Tomam banho a partir da cozinha e dormem sob paredes de bolor. É a vida neste bairro social de Lisboa, onde a prometida mudança nunca chegou

Victor é doente oncológico e os médicos são perentórios: não pode dormir debaixo daquelas paredes negras. E nem Isabel sonhava dar banho à neta com um alguidar que enche na cozinha. Na freguesia de Benfica, os moradores do bairro da Boavista veem-se a braços com uma luta de anos para ver os lotes dos anos 1970 reabilitados. As promessas levam anos, mas bastou uma visita da Mensagem ao gabinete da vereadora da habitação para ver os dois casos parcialmente resolvidos. A questão que fica é: porque não avançaram antes?

Carregando…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.