
Nasceu em Lisboa e nunca pensou viver noutra cidade. É editora, tendo-se especializado na descoberta de novos autores portugueses. Escreve poesia, ficção, crónica e literatura infanto-juvenil, estando traduzida em várias línguas. Tem um blogue sobre livros e edição e é letrista de fado.
Violência e paixão
Recentemente, tive a sorte de poder assistir na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa a um concerto único (único porque não se repetirá, e único porque foi excepcional), em que o piano de Júlio Resende “namorou a voz” de António Zambujo em canções brasileiras nada óbvias. Como António Zambujo aparece com frequência em programas de…
Tradicionais e perpétuos
Embora hoje muitos dos guitarristas de fado componham músicas para os artistas que acompanham, julgo não me enganar muito se disser que quase todos os jovens fadistas começaram pelos Fados Tradicionais. Porém, é importante explicar o que são Fados Tradicionais, pois muita gente pensa que se trata apenas de fados que se tornaram muito populares…
Com que voz
É do domínio público que poetas como Pedro Homem de Mello ou David Mourão-Ferreira escreveram algumas das mais emblemáticas letras de fado, como Povo Que Lavas no Rio ou Abandono (mais conhecido por Fado Peniche, um poema “perigoso” que Amália cantou corajosamente nos tempos da ditadura). Porém, os poetas ditos eruditos (por oposição aos populares)…