Nasceu em Lisboa, há 30 anos, mas sempre fez a sua vida à porta da cidade. Raramente lá entrava. Foi quando iniciou a faculdade que começou a viver Lisboa. É uma cidade ainda por concretizar. Mais ou menos como as outras. Sustentável, progressista, com espaço e oportunidade para todas as pessoas – são ideias que moldam o seu passo pelas ruas. A forma como se desloca – quase sempre de bicicleta – , o uso que dá aos espaços, o jornalismo que produz.

frederico.raposo@amensagem.pt


Três décadas depois, como pode a arquitetura ajudar a não repetir as falhas do PER e impulsionar a habitação pública?

No segundo debate a anteceder a exposição Habitar Lisboa, no CCB, a vereadora da habitação, Filipa Roseta, lembrou o “esforço épico” feito em Lisboa no âmbito do PER e Marta Sequeira, curadora da exposição, advertiu para a necessidade de agora se olhar para o modo como a arquitetura pode contribuir para o reforço do parque habitacional público.

Refúgios Climáticos. Quando o calor aperta, onde é que a cidade nos refresca?

As ondas de calor fora do tempo lembram que Lisboa tem de preparar-se para esta mudança cimática. Depois de uma recomendação do Livre em 2022, a cidade está a trabalhar na identificação e criação de locais one as pessoas possam fugir do calor. Manuel Banza adiantou-se e identificou seis lugares em que mais falta faz a criação de Refúgios Climáticos.

Regresso ao passado na Avenida da Liberdade? Mudança nas laterais pode trazer mais trânsito e poluição

O trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade vai mudar e isso está a gerar uma guerra de dados. Os sentidos vão ser invertidos e passa a ser possível percorrer toda a extensão da avenida pelas laterais, tal como acontecia antes de 2012. A mudança poderá, contudo, ter o efeito contrário ao proposto pela autarquia, conduzindo a mais trânsito e poluição. E o que pensam os comerciantes?

Carregando…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.