
Nasceu em Lisboa, há 30 anos, mas sempre fez a sua vida à porta da cidade. Raramente lá entrava. Foi quando iniciou a faculdade que começou a viver Lisboa. É uma cidade ainda por concretizar. Mais ou menos como as outras. Sustentável, progressista, com espaço e oportunidade para todas as pessoas – são ideias que moldam o seu passo pelas ruas. A forma como se desloca – quase sempre de bicicleta – , o uso que dá aos espaços, o jornalismo que produz.

Lisboa reduziu a velocidade das trotinetes automaticamente. Pode o mesmo acontecer aos automóveis?
Em Lisboa, a velocidade máxima das trotinetes é regulada automaticamente. Apesar da mediatização das trotinetes em matéria de segurança rodoviária, os dados mostram que é o automóvel a principal ameaça nas cidades. Poderá a tecnologia usada nas trotinetes ajudar a moderar a velocidade dos carros?

Mudança visual em Lisboa: 2000 novas paragens, tempos de espera dos transportes, menos mupis e painéis publicitários
Novas paragens vão ter abrigos, vai haver mais sanitários e menos cartazes de publicidade. O novo contrato de publicidade exterior com a JCDecaux promete “harmonia” visual.

Mamadu tem de avisar sempre que vai trabalhar e nem sempre consegue lá chegar. As cidades não estão preparadas para cadeiras de rodas
A série documental “Cidades para quem?” dá rosto ao impacto que a rede de transportes públicos da AML tem na vida de várias famílias. Em cada episódio, o questionamento de um direito que se perde por falta de transportes: o direito à família, o direito ao lazer, o direito à independência e, agora, o direito à acessibilidade na história de Mamadu Candé.

Construção acelerada na zona ribeirinha de Lisboa: irrealismo, crime ambiental ou risco calculado?
Os fenómenos de precipitação intensa e persistente vão ser cada vez mais frequentes, mas Lisboa não precisa de ceder ao caos das cheias. Os túneis do plano de drenagem vão ajudar até ao final da década, mas há outras intervenções nas ruas da cidade que podem fazer a diferença.

Isenção de IMT para jovens: casas à venda até 250 mil euros são sobretudo T0, T1, caves e andares sem elevador
A isenção de IMT para jovens proposta por Carlos Moedas pode não conseguir aprovação, se o PS votar contra. Medida recupera antigas isenções, mas casas disponíveis não são para “constituir família”.

Que privilégio dá o carro a uma mãe que percorre o dia pela AML? A história de Eduarda
A série documental “Cidades para quem?” dá rosto ao impacto que a rede de transportes públicos da AML tem na vida de várias famílias. Em cada episódio, o questionamento de um direito que se perde por falta de transportes: o direito à família, o direito ao lazer e, neste episódio (mais abaixo), o direito à independência.
Carregando…
Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.