Para uns, a Rua da Bica de Duarte Belo é apenas uma imagem de postal. Para David Martins, a paisagem em que os carris do ascensor encontram o azul do Tejo, é a morada da sua oficina há mais de 50 anos. Aos 82 anos, David Martins é sapateiro em Lisboa há 70. A sua oficina no bairro da Bica é paragem obrigatória para os lisboetas que ainda gastam as solas dos seus sapatos nas pedras desta calçada inclinada – e motivo de curiosidade para os muitos e muitos forasteiros que aqui andam… e muitos nunca viram um sapateiro na vida.

Ouça a história completa aqui:

O famoso sapateiro da Bica chegou a Lisboa com apenas 12 anos, vindo da sua aldeia, em Esporão, perto de Coimbra, e começou a trabalhar com o seu pai como engraxador . 

David Martins é sapateiro há 70 anos. Desde 1073, abriu sua oficina no bairro da Bica. Foto: Catarina Ferreira.

“O meu pai tinha uma engraxadoria na Rua da Conceição. A casa tinha quatro cadeiras, estavam lá cinco homens a trabalhar, e eu fazia os recaditos, ia levar sapatos às lojas e limpava os sapatos para o meu pai os pintar.”

Só mais tarde, em 1973, é que estabeleceu a sua morada profissional numa das ruas mais emblemáticas da capital, onde permanece até aos dias de hoje. Nos mais de 50 anos passados no bairro da Bica, David Martins tem acompanhado não só as mudanças das modas e dos tempos, mas também dos clientes e da vizinhança que o envolve. Conta já ter arranjado sapatos de Carlos do Carmo, Catarina Furtado e até António Guterres.

Com 30 anos era conhecido como o “netinho” das senhoras daquele bairro e mais do que o feitio e a cor dos sapatos dos clientes, David Martins recorda-se das caras, onde trabalhavam e o que diziam quando passavam à sua porta.

 «Eu vim para aqui com 30 anos. As velhotas desse tempo tratavam-me como netinho. “Ó netinho! Arranja-me um sapatinho!…Hoje não mora aqui ninguém”

A freguesia da Misericórdia, onde se situa o bairro da Bica, é uma das que mais habitantes tem vindo a perder nos últimos anos. Entre 2011 e 2021, perdeu 26% da sua população residente, algo cada vez mais comum nos bairros históricos de Lisboa.

Hoje, David Martins vê-se rodeado pelas centenas de turistas que passam pela Bica diariamente. À porta da sua oficina, esconde-se por de trás de sacos amontoados, que o protegem da curiosidade das câmaras dos viajantes.

Mas garante que, enquanto conseguir, aqui permanecerá “O sapateiro da Bica”, um arranjador de sapatos e guardião de memórias que mantém acesos os laços comunitários num dos bairros históricos de Lisboa.

Esta reportagem faz parte da “Mensagem Rádio”, um programa que passa quinzenalmente na RDP África (do grupo RTP), à terça e sexta-feira, e em permanência: no site da Mensagem, em rdpafrica.rtp.pt e no Spotify.


Mariana Vital

Alfacinha de gema, criada no elétrico 28, foi nas ruas onde cresceu e através das pessoas que a cidade lhe foi dando a conhecer que descobriu a paixão por contar histórias. É através da palavra – lida, escrita, falada ou cantada – que chega, por esses carris fora, à sua paragem. Está a estagiar na Mensagem de Lisboa.

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *