Já visitámos a Brasileira dos anos 20, tivemos um vislumbre da amizade entre Pardal Monteiro e Almada Negreiros, desafiámos o tempo com as mulheres do Chiado e recordámos a exata mesa onde se sentava o artista Jorge Barradas. Agora, é a vez de evocarmos a memória do pintor, ilustrador e caricaturista Stuart Carvalhais.

No próximo dia 14 de novembro, quinta-feira, o encontro está marcado para as 18h30, com os convidados João Alpuim Botelho, do Museu Bordalo Pinheiro, o jornalista e fundador da Mensagem Ferreira Fernandes e o ilustrador Nuno Saraiva.
Esta será a quinta tertúlia de um ciclo de conversas promovido pela Brasileira e a Mensagem, no âmbito da celebração do Prémio de Pintura A Brasileira do Chiado. As conversas terão moderação das jornalistas Catarina Carvalho e Ana da Cunha e a entrada é livre – se quiser reservar lugar envie um email para geral@amensagem.pt.
O prémio, cujo objetivo passa por selecionar 10 obras de artistas nacionais que ficarão em exposição temporária n’A Brasileira (enquanto os quadros hoje em exposição – da segunda vaga – vão para restauro), assinala os 100 anos dos primeiros quadros modernistas d’A Brasileira – dos quais fazem parte duas obras de Almada Negreiros -, retomando a relação de proximidade entre o café e a comunidade artística.
A atribuição do Prémio de Pintura está marcada para o dia 19 de novembro – no MUDE.

Confira as próximas conversas:
19 de novembro – este debate decorrerá no MUDE, com a entrega de prémios
José-Augusto França e a segunda vaga de quadros na Brasileira
- Mariana Pinto dos Santos
- Maria Aires Silveira (MNAC)
- Moderação: Catarina Carvalho
5 de dezembro
Bernardo Marques, José Pacheko e Eduardo Viana
- Guilherme d’Oliveira
- Moderação: Ana da Cunha

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:
