Já viajámos até à Brasileira do Chiado nos anos 20, encontrámo-nos com Almada Negreiros e Porfírio Pardal Monteiro e com as mulheres que deram vida ao Chiado. Agora, chega a vez de nos cruzarmos com um dos pintores que expôs a sua obra, nos anos 20, na Brasileira do Chiado: Jorge Barradas.

“Jorge Barradas 100 anos depois na Brasileira do Chiado com António Valdemar o último sobrevivente do convívio diário”

No próximo dia 17, quinta-feira, o encontro está marcado para as 18h30, com os convidados Antonio Valdemar, jornalista que conheceu Jorge Barradas (viviam os dois no mesmo prédio, na rua Barata Salgueiro, um no andar esquerdo, o outro no direito), e Adriana Anselmo de Oliveira, doutoranda em Ciências da Arte e do Património na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Esta será a quarta tertúlia de um ciclo de conversas promovido pela Brasileira e a Mensagem, no âmbito da celebração do Prémio de Pintura A Brasileira do Chiado. As conversas terão moderação das jornalistas Catarina Carvalho, Ana da Cunha e Maria João Martins e a entrada é livre – se quiser reservar lugar envie um email para geral@amensagem.pt.

O prémio, cujo objetivo passa por selecionar 10 obras de artistas nacionais que ficarão em exposição temporária n’A Brasileira (enquanto os quadros hoje em exposição – da segunda vaga – vão para restauro), assinala os 100 anos dos primeiros quadros modernistas d’A Brasileira – dos quais fazem parte duas obras de Almada Negreiros -, retomando a relação de proximidade entre o café e a comunidade artística. 

A atribuição do Prémio de Pintura está marcada para o dia 19 de novembro – no MUDE.

brasileira chiado tertúlia mulheres
Foto: Rita Chantre

Confira as próximas conversas: 

19 de setembro

O modernismo, o artista multifacetado Almada Negreiros e a sua relação com o arquitecto Pardal Monteiro

  • José Quaresma (FBAUL) 
  • João Pardal Monteiro, arquiteto sobrinho-neto de Pardal Monteiro
  • Moderação: Ana da Cunha 

3 de outubro 

As mulheres na Brasileira e no Chiado 

  • Emília Ferreira (MNAC) 
  • Sandra Leandro  (Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo)
  • Moderação: Maria João Martins  

17 de outubro

Jorge Barradas, o renovador

  • Adriana Anselmo de Oliveira 
  • António Valdemar
  • Moderação: Ana da Cunha

14 de novembro

Stuart Carvalhais, pintor, ilustrador e caricaturista

  • João Alpuim Botelho (Museu Bordalo)
  • Ferreira Fernandes (Mensagem de Lisboa) 
  • Nuno Saraiva 
  • Moderação: Catarina Carvalho 

19 de novembro – este debate decorrerá no MUDE, com a entrega de prémios

José-Augusto França e a segunda vaga de quadros na Brasileira 

  • Mariana Pinto dos Santos
  • Maria Aires Silveira (MNAC)
  • Moderação: Catarina Carvalho

5 de dezembro

Bernardo Marques, José Pacheko e Eduardo Viana

  • Guilherme d’Oliveira
  • Moderação: Ana da Cunha

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *