Esta é a história de um mistério antigo, de umas fotografias de um autor até então desconhecido que retratavam a Europa em fuga por Lisboa, o único porto seguro, na Segunda Guerra Mundial.
Quando Ferreira Fernandes, jornalista e fundador da Mensagem, descobriu a história de Roger Kahan, fotógrafo refugiado em Lisboa desta guerra, soubemos que devíamos uma homenagem a todos os refugiados que passaram por esta cidade. Mais de um ano depois da publicação desta história, continuamos a prolongar a memória de Kahan e dos refugiados que fotografou, desta vez, com a exibição ao público do documentário lançado em novembro do ano passado, “O Cais da Europa: Roger Kahan” – juntamente com um livro e um mural histórico, em parceria com Vhils e o Porto de Lisboa.


O documentário tem como realizador Humberto Giancristofaro e será agora exibido publicamente para os nossos leitores, colaboradores e quem mais se queira juntar a nós!
No dia 22 de fevereiro, quinta-feira, o documentário vai passar no Cossoul às 18h30 e, uma semana depois, no dia 29, à mesma hora, na NOVA FCSH. No fim da exibição, terá lugar uma conversa com Humberto Giancristofaro e Ferreira Fernandes, moderada por Catarina Carvalho, diretora da Mensagem de Lisboa.
Para marcar presença, deve inscrever-se na sessão que pretende, através de um destes links:
Para a sessão de dia 22 de fevereiro no Cossoul, aqui.
Para a sessão de dia 29 de fevereiro, na NOVA FCSH, aqui.
Pode ver aqui o trailer do documentário:
Saiba mais sobre este projeto:

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

