Portugal está a falhar no cumprimento das metas de reciclagem e, em 2020, aumentou a quantidade de resíduos que tiveram como destino aterros. Para tentar inverter a situação, a Sociedade Ponto Verde lançou, esta terça-feira, Dia Internacional da Reciclagem, o prémio “Junta-te ao Gervásio“, com o objetivo de premiar projetos locais que, nos últimos 12 meses, tenham contribuído para aumentos e melhorias na separação de embalagens.

A entidade privada, sem fins lucrativos, criada por empresas embaladoras, vai distinguir iniciativas protagonizadas por cidadãos, associações e juntas de freguesia que demonstrem impacto na área da reciclagem de embalagens e da economia circular.

São elegíveis projetos executados – ou em execução – no decorrer do último ano, entre junho de 2021 e julho de 2022. As candidaturas, abertas a juntas de freguesia, entidades de proximidade, tais como associações e cooperativas, e cidadãos individuais ou em grupo de todo o país, abrem amanhã e prolongam-se até dia 31 de julho.

Os vencedores, em cada uma das três categorias, serão escolhidos por um júri composto, entre outros, por José Sá Fernandes, ex vereador do Ambiente, Clima e Energia e Estrutura Verde na Câmara Municipal de Lisboa (CML), Luísa Schmidt, socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), Ana Cristina Carrola, vogal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Carmen Lima, coordenadora da Quercus, e Ana Trigo Morais, diretora da Sociedade Ponto Verde.

Segundo Ana Trigo Morais, o objetivo da iniciativa, para além da promoção da reciclagem de embalagens, será o de destacar “boas práticas” com potencial de “replicação noutras regiões”. Recorde-se que, em 2020, as metas europeias estipulavam uma taxa de reciclagem mínima de 50% dos resíduos, sendo que, nesse ano, Portugal alcançou apenas os 38%.

Ana Trigo Morais, diretora da Sociedade Ponto Verde, na apresentação do prémio “Junta-te ao Gervásio“, no Jardim da Estrela.

À categoria “Freguesias” será atribuído um primeiro lugar, que será premiado com uma escultura feita de materiais reciclados, para instalação no território vencedor, bem como nove menções honrosas. Nas duas categorias restantes – “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” – será dado a conhecer um top três, com atribuição de respetivos prémios monetários, perfazendo um total de 15 mil euros, bem como duas menções honrosas para cada categoria.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, contando com o ISCTE Executive Education como parceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *