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Si nô rakua té na kumsada di anus noventa, otcha ku Roselyn Silva bin di São Tomé pa Portugal ku si papé ku si mamé, ku 4 anu di idadi, nô djimpini kê ku i bin sedu aós, pa kê ku sedu ba rialidadi di migrantes na Portugal di kil tenpu, bardadi nó ka na fia kuma i na bin sedu ba un di mindjoris disenhadur di moda na Lisboa.

Talbez nin êl propi i ka na fia ba. Si mininesa era ba santadu, ma si papé ku si mamé tarbadja rissu tê na fabrica di fasi sumo ku limpesa. Kil ki kustumo na statística, pa ê pudi da sê fidjus “tudu kil ku ê pirsisa ba del”. Na São Tomé, mamé ta tarbadja ba na um kau di kontabilidadi. Papé era ba árbitru di djugu di pé. Na Lisboa di Almada pa Sintra, si mamé bin sedu fasidur di fisioterapia, papé bida kurintidur di Carris.

Roselyn kudji si kaminhu sedu, sempre n’ganhadur: i tchiga di sedu kampion di atletismu di Portugal ku vice-kampion ibériku (otchal na Cooperativa Tempo Novo, di Amadora, ku Sporting) ma i studa tan n’djenharia civil tê na 2013 otcha ki larga tudu pa kuri trás di kê ki mas gosta del, nundê ki disidi kuma moda ki na pega nel. “ami i era ba un mininu djiru ku ta djubi ba tchiu pa rapada, kaba n’gosta ba tchiu di djuda ba nha mamé, nha tia ku nha ermons kudji kal ropas kê ku ê na bisti” i kontanu.

Roselyn no seu atelier do Chiado. Foto: Rita Ansone

I entra na mundo di moda “sin forsidja” na Lisboa na un página di Fecebook ku i kiria na 2013. Senpri i gosta tchiu di “manera ku guintis ta bisti” kaba senpri i pensa kuma i “pudi ba djuda pa guintis bisti sabi. Ma ke ku i ka tchiga di pensa i di kuma i na bin sedu ba un disenhadur di moda rispitadu di ês manera.

Blackson Afonso, homi ku kumpanher di Roselyn, bin di Angola otchal ku oito anu di idade. El també i pega ba tras di djuga djugu di pé ku basket. Pikininu i na sedu ba arquiteto otcha i dati son i disidi kuma i ka na fika na “kalabus” di kau di trabadju di gintis, pa fasi “kil ku utrus misti”. I munda pa Hungria na 2008 pa si konta, ku dinheru ku i djunta, pa yabri kaminhu na mundu di arti. Pa i djanta ku sia, i ta sina ba gintis papia purtugis. Otchal na Hungria kuma i ka sinadu son arti ma i sinadu tambi tene rispitu pa kultura. “n’ta dimira tchiu manera ku húngaros ta djubi kussa di kultura. Lá ê ta dal tchiu balur. Kila pui n’torkia manera ke n’ta pensa ba kê ki arti”.

I ka na tudu kussa ku ê parsi nel…

Son otcha ku elis dus ê kudji sê kaminhu na arti ku ê bin kunsi kumpanher na 2012. Ê kontra ba dja manga di biás ma ê ka tchiga di papia. Son dipus, pabia di un mandjua ku ê djunta ku pui ê kunsi kumpanher, otcha ê sinti ki “kussa gustus”. “No ka lestu di sai ku kumpanher”, Roselyn konta sê stória ku udjus lampradu suma di si homi. “Nô kombersa inda tchiu na telemóvel ma octha i kumbidan pa nô sai i leban Oceanário ku CCB, kaus ku rapasis afrikanu ka ta kustuma leba sê badjudas. Nkontenti tchiu ku kila”. Ki tenpu Roselyn ka sedu ba inda kunsidu.

Roselyn, más ósa ba di ki si omi, i ta mostra ba tudu gintis kussas ki ta fasi ba, ma Blackson ta sugundi ba si pinturas. Son na anu 2018 ku i konsigi ngoda kila pa i fasi si purmeru sposison na un kontrada ku tchoma “Concepts Design” nundê ku manga di artistas plástiku ku di moda ê kontra ba nel.

Tarbadju di Roselyn kirsi otcha ku I kumsa djunta panus di Afrika ku di utrus kau. “Na São Tomé gintis ka mutu ta usa nô panos”. I kontanu. Na ki tenpu i ka era pabia di kultra. “ami tok mama sain na pitu nka ta pensa ba tchiu na kussas di identidade nin nka sibi ba ke ki rasismu” i falanu. “ senpri n’ta papia ba ku tudu ginti, nka kansadu n’dianta ku el. Npensa kuma kila i pabia di disportu, pabia kila ta kiria kamaradia. Nbin sibi son dipus kê ke i diskriminason”.

Veja aqui algumas das criações de Roselyn

Na 2013 Roselyn kiria un pájina di Facebook ku i tchoma “Rose Collection”, nundê ku i ta pui ba tudu obras ki ta kiria, ki ta manda ba fasi ku panu afrikanu. I era ba ropas di stilu mas klasiku, si stilu, ma ki ta fasi ba ku panu afrikanu, ke i ta manda ba fasi e publica. “na brinkadera ndiskubri un kau di bindi”.

Panus ta bin di teras di Áfrika ou di ingratera. Ki tenpu i ta tarbadja ba inda na un gabinete di n’djenharia suma disenhadur, ma “n’ka ta kontra ba son ku gintis ku gosta, ma tambi ku gintis ku misti ba kumpra” “gintis ta parantan ba rua pa puntan nundê ku n’kunpra nha ropas, kila pui n’nota kuma i ten ba un kau di bindi i kuma ndibi di purbita ba pa bindi nha pesas”, i kabanta.

Na un pasajen di mudelu ki faci na Londres – ki konsigi pabia di un si amiga ku i kusi ba parel, ku si tarbadju ranka. Ê tokal palmu firmadu, tok ki ta fala kuma la ku si tarbadju “setadu”. Tambi i ta fala kuma la ki “diskubri si kabesa nel”.

Foto: Rita Ansone

Kussas ranka tan na nprensa : “otcha n’riba pa Portugal n’kumsa na tchomadu na bai programas di televison ku manda di gintis ta djubi, nka para djanan”. Kada dia “n’mas na gosta”. “nfaci dja manga di kussa tok nta diskici di utrus propi”. És tudo pui pa tarbadju di Roselyn kirsi na Portugal.

I bai Macau, i kontina na tarbadja pa si marca kirsi mas di ki sin. Si kau di tarbadju, na prasa di Lisboa era ba “un sunhu garandi”, ku “manera di djubi nogós”. Klientis kumsa bin, sin forsidja, kada biás mas tchiu. Gintis kunsidu di Portugal ku kilis ku bin di Áfrika. Roselyn sta na kil lista di 100 gintis pretu ku tene mas forsa dentru di lusofonia, ku publikadu na 2021 pa revista online Bantumen.

I ka ta da pa nota, ma Roselyn kuma “suma mindjer, pretu, i kansa pa konsigui yentra na mundu di moda purtuguis. Ma i konsigui”. Suma ku bu pudi pensa, n’kansa tchiu pa venci”. Ma i ka gosta di papia nés: “gosi son pa kontina tarbadja”…i fala.

Roselyn kuma el i ixijenti ku si kabesa na disenhu, na manera di korta, i na manera di tarbadja si ropas, mas i pensa kuma kê ke pui i rispitadu i pabia i ósa fasi kusas nobu i “fusi” di ropas tradisonal afrikanu pa fasi pesas ku el son i ta fasi ku legós, pabia kila mas parsi ku ki ku el i sedu. Pabia dés ki konsigi tchiga na manga di gintis.

Si atelier tene un tarbadju ku ta faladu alta-costura, nundê ku guintis ta ricibidu son si ê tchoma antis, ê ta organisa iventus ku sposisons di tarbadjus di Blackson. Blackson ku Roselyn kasa i ê tene um fidju di nomi Gabriel, ê ta tarbadja djuntu desdi 2015 na memu atelier ku sta ba na Rua Castilho.

Blackson sta na tarbadja un nobu obra na lama (cerâmica), técnica nobu na azuleju, tarbadju ku ma mostradu na un sposison dia 27 de março na Espelho D’Água na Lisboa.
Si tarbadju ta trata de pekaduris, rialidadis, situasons di sosiedadis ku si manga di koris di arti di atualidadi ku dia di amanhã, i ta pui gintis pensa. Roselyn ta fasi memu kussa ku si tarbadju ki ta tchama di “klasiku i sofistikadu” di moda Kosmopolita di Europa, ma ku tecido afrikanu pa ka diskici si identidadi.

Foto: Rita Ansone

Assim ku ê dissidi djunta junta fugon ku material di tarbadju, ê djunta sintidu, kaminhu ku manera di odja mundu ku sedu- “tchiga na korçon di pekadur”. Mindjer mas kinti sangui, el i mansu. Ma sê lema i: “Nô misti yangasa ké ke nô na buska, ma más di ki kila nô misti sta bem ku kumpanher”.


Moda, belas-artes e representatividade. A história feliz de Roselyn e Blackson no Chiado

Quando Roselyn e Blackson se encontraram, ambos já tinham decidido que iam seguir os seus caminhos da criatividade. Mas foi a força um do outro que os uniu, dizem, e assim conseguiram o sucesso que hoje têm, ela como designer de moda, ele como artista plástico

Foto: Rita Ansone

Se recuarmos até ao início dos anos noventa quando, aos 4 anos, Roselyn Silva veio com os pais de São Tomé para Portugal e olhássemos para o futuro com base nas estatísticas relacionadas com os imigrantes africanos em Portugal no início da década de 90, certamente não acreditaríamos que hoje ela seria uma das mais conceituadas designers de moda em Lisboa. E que iria ter um atelier de alta-costura no bairro de comércio mais chique da cidade: a Baixa-Chiado.

Talvez nem a própria Roselyn se atrevesse a sonhar isso tudo. Ela teve uma infância tranquila, mas os pais trabalharam duramente, inclusive na fábrica de refrigerantes e na limpeza. O habitual das tais estatísticas, para dar “tudo o que os filhos precisavam”. Em São Tomé, a mãe trabalhava numa firma de contabilidade. O pai era árbitro de futebol. Em Lisboa – de Almada a Sintra, mais precisamente – a mãe tornou-se fisioterapeuta e o pai motorista da Carris.

Roselyne com as suas famosas saias. Foto: Rita Ansone

Roselyn essa seguiu o seu caminho, e foi de vencedora, desde sempre: foi campeã nacional e vice-campeã ibérica de atletismo a representar Portugal (pela Cooperativa Tempo Novo, da Amadora, e no Sporting) ao mesmo tempo que estudou engenharia civil. Até 2013, quando abandonou a área para seguir a sua maior paixão, quando decidiu dedicar-se inteiramente à moda. “Era uma criança muito observadora e adorava vestir a minha mãe, tias e irmãos”, conta.

Entrou para a moda “de uma maneira natural” em Lisboa através da página que criou no Facebook em 2013. Sempre foi “fascinada por criar visuais” e sempre pensou que “poderia contribuir para que as pessoas se vestissem bem.” Mas não imaginava que se tornaria numa designer conceituada.

Blackson Afonso, o marido e companheiro de Roselyn, veio de Angola aos oito anos. Também se dedicou ao desporto – basquete e futebol. Quase se tornou arquiteto quando decidiu que não queria ficar “preso” dentro de um atelier de arquitetura a “fazer o que os outros querem”.

Em 2008 mudou-se para Budapeste por conta própria com uma poupança que tinha feito para desbravar e seguir o caminho de artista plástico. Para se manter, dava aulas de português. Na Hungria, Blackson diz que aprendeu não só a aprofundar os seus conhecimentos a aptidões artísticas, mas também o respeito pela cultura. “admiro muito a visão que os húngaros têm das artes em geral. Lá a cultura é muito valorizada. Isso mudou minha visão do mundo das artes.”

Blakson junto de uma das suas mais recentes telas. Foto: Rita Ansone

Foi depois de terem ambos enveredado pela via criativa que Roselyn e Blackson se conheceram, em 2012. Encontraram-se algumas vezes, mas não falaram. Só depois, através de uma amiga em comum, que se conheceram e quando sentiram ambos “uma coisa boa”. “Não saímos logo”. Conta Roselyn com brilho nos olhos, não menos radiante que Blackson. “Tivemos ainda um bom tempo a falar por telefone e quando ele me convidou para sair levou-me para o Oceanário e para o CCB, lugares onde os geralmente os rapazes africanos não costumam levar as meninas e fiquei fascinada”.

Quando se conheceram, Roselyn ainda não era designer de moda, conceituada. Aconteceu depois deles terem se conhecido.

Roselyn, sempre foi a extrovertida do casal, sempre gostou de mostrar ao mundo as suas obras. Blackson escondia tudo o que desenhava ou pintava. Só em 2018, Roselyn conseguiu convencê-lo a expor pela primeira vez, no antigo Hospital da Estrela, num evento chamado “Concept Design” que reunia vários artistas da moda e das artes plásticas. Ele nunca mais parou.

O segredo: vestidos clássicos com tecidos africanos

A carreira de Roselyn deu um salto quando ela começou a usar uma mistura de tecidos africanos e de outras paragens. “Em São Tomé é raro ver pessoas vestidas com tecido africano. Mas sempre senti que estes panos me representavam”, conta.

Na altura, não foi uma questão cultural: “até à adolescência não pensava muito na questão da identidade e nem tinha ideia do que era o racismo”, conta. “Sempre fui muito sociável e de fácil relacionamento. Penso que foi pelo desporto, porque facilita muito a construção do espírito de equipa. Só comecei a ter noção dos preconceitos mais tarde”.

Em 2013 Roselyn criou uma página no Facebook que se chamava “Rose Collection”, onde colocava suas criações e roupas que mandava fazer em tecidos africanos. Eram roupas de estilo clássico, que era o dela, mas com os tecidos africanos, que ela desenhava e mandava confecionar. “A brincar a brincar eu percebi que havia um nicho”.

Os tecidos normalmente vêm de países africanos ou da Inglaterra. Nessa altura ainda trabalhava num gabinete de engenharia civil, como designer de construção, mas “não só apareceram pessoas que gostavam, mas muitas que também queriam comprar”. “Pessoas me paravam na rua para me perguntar aonde tinha comprado e percebi que havia um nicho de mercado que eu deveria aproveitar para vender as minhas peças”, diz.

Foi num desfile que fez em Londres, conseguido através de uma amiga chefe de cozinha de um hotel, para quem tinha feito um fato, que a carreira de Roselyn disparou. Aplaudida de pé pelo público, ela considera ter vindo daí a “aceitação” do seu trabalho. E também diz que se “descobriu nesse dia”.

O ateler do Chiado. Foto: Rita Ansone

Foi um boom mediático também: “De regresso a Portugal comecei logo a ser chamada para vários programas de grande audiência na Televisão em Portugal e nunca mais parei”. A sua participação no programa de tv ‘Shark Tank’ – tendo tido duas propostas, uma do jurado Tim Vieira, de 50 mil euros por 50 por cento da marca, e outra de Mário Ferreira – ajudou muito, também, principalmente em transferir-se do atelier no Areeiro para o da rua Cstilho, onde começou o crescimento da marca.

Tem sido uma “experiência incrível. “Já fiz tanta coisa que até me esqueço de algumas”. Tudo isso fez com que Roselyn começasse a crescer em Portugal.

Esteve, nomeadamente, em Macau, e continua a trabalhar para expandir a sua marca de pronto a vestir. O atelier, no centro de Lisboa, era um “grande sonho”, até como visão de negócio. Os clientes começaram a aparecer naturalmente e cada vez mais. Estão entre eles figuras públicas nacionais e de origem africana.

Roselyn está entre as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia publicada em 2021 pela revista online Bantumen.

“Não foi fácil como designer, mulher e negra em Lisboa entrar no mundo da moda, mas consegui. Como deves imaginar tive muitos obstáculos. Agora é continuar a trabalhar”. Roselyn diz que é exigente no design, no corte e na qualidade da confeção, mas acredita ter vingado pelas características inovadoras do seu trabalho, por “fugir” dos cortes tradicionais utilizando os tecidos e padrões de África para construir peças únicas de estilo europeu que têm mais a ver com a sua personalidade. Foi assim que acabou por atingir um leque diversificados de pessoas. As suas saias estilo anos 50 fazem furor.

O atelier mantém um serviço de alta-costura, em que as pessoas são atendidas por marcação, há eventos para partilhar novas coleções ou exposições… Nomeadamente das obras de Blackson.

Blackson e Roselyn São marido e mulher, têm um filho que se chama Gabriel, trabalham juntos desde 2015 no mesmo atelier desde a Rua Castilho. Ele retrata pessoas, realidades e causas sociais nas suas coloridas telas de arte vanguarda, desconstrói-as e traz para reflexão. Ela procura fazer o mesmo com as peças que apelida de “sofisticadas e clássicas”, de moda cosmopolita europeia, mas com tecidos e padrões africanos, apelando à identidade.

Roupas e arte. Foto: Rita Ansone

Assim decidiram juntar os trapos e as ferramentas de trabalho mantendo a mesma visão, estilo e missão – “tocar as pessoas”. Ela é extrovertida ele é calmo. Mas o lema dos dois é: “Queremos atingir os nossos objetivos, mas acima de tudo queremos ser felizes. Não viver focados só nas coisas que podemos adquirir”.

Blackson está a preparar uma nova série com cerâmica, numa técnica nova em azulejos, que será exposta no próximo evento no dia 27 de março no espaço Espelho D’Água em Lisboa.

Karyna Gomes

É a jornalista responsável pelo projeto de jornalismo crioulo na Mensagem, no âmbito do projeto Newspectrum – em parceria com o site Lisboa Criola de Dino D’Santiago. Além de jornalista é cantora, guineense de mãe cabo-verdiana, e escolheu Lisboa para viver desde 2011. Estudou jornalismo no Brasil, e trabalhou na RTP, rádios locais na Guiné-Bissau, foi correspondente de do Jornal “A Semana” de Cabo verde e Associated Press, e trabalhou no mundo das ONG na Unicef e SNV.

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1 Comentário

  1. Fantástica Roselyn. Conheço o espaço, as criações maravilhosas, e a incrível mulher que você é.
    Muito em breve voltarei a visitá-la. Bjos, Irmã Júlia- Lar Jorbalán …❤

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