Foto: Rita Ansone.

Por onde passou Fernando Pessoa quando passeava na sua vida em Lisboa? É isso que o investigador Ricardo Belo de Morais vai mostrar aos leitores da Mensagem no sábado, dia 22 de novembro.

Quem quiser ir a este percurso pessoano por Lisboa pode inscrever-se neste mail: omeupessoa@hotmail.com.

A partir do ponto de encontro do Largo de São Carlos, às 15 horas – onde o poeta maior viveu – o percurso de aproximadamente três horas segue depois pelo Chiado, Rossio e Baixa, até chegar à Rua dos Douradores, tão marcante em O Livro do Desassossego, de Bernardo Soares. 

Nas Ruas de Fernando Pessoa é um projeto criado há 11 anos por Ricardo Belo de Morais que promove Lisboa como destino literário associado à vida e obra do mais importante poeta português do século XX. 

Este percurso na zona da Baixa/Chiado é o mais antigo de várias rotas pessoanas concebidas por Ricardo Belo de Morais que também se dedica a explorar outras facetas e lugares: “Fernando Pessoa no Castelo de São Jorge” (em curso há três anos, para a EGEAC/Lisboa Cultura) e “Fernando Pessoa em Arroios (em parceria com a junta de freguesia local), estando prevista a estreia de uma quarta, em 2026.

Ricardo Belo de Morais, membro da equipa da Casa Pessoa e investigador pessoano, é editor de O Meu Pessoa e autor dos livros O Quarto Alugado e Fernando Pessoa Para Todas as Pessoas,este último também título do programa semanal que apresenta há oito anos na Rádio Movimento PT Online, às terças-feiras. 

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *