Valei-me, meu Santo António! O santo queridinho dos lisboetas, mas não só, também no Brasil muita gente acende uma velinha para Santo António, a maioria em busca da outra cara-metade. Mas ele é muito mais do que um especialista em unir os pombinhos, uma espécie de tataravô do Tinder.

Com o apoio de:

Santo António revolucionou a relação dos fiéis com a igreja, um “ativista” quase mil anos antes das redes sociais, o que lhe rendeu imediata simpatia dos fiéis, ou melhor, dos “seguidores” daquela época.

Sem falar que vossa santidade também pegou em armas. Durante quase três séculos, combateu em diversas batalhas em Portugal, mas também no Brasil. Um soldado exemplar, com direito a salário mensal, e que fez carreira no Exército, reformando-se com a patente de general.

Já imaginou Santo António dando tiro de canhão?

Um santo que venceu a batalha com outro santo, São Vicente, para se tornar o padroeiro de Lisboa.

Pois é esse Santo António que você nunca viu antes, ou melhor, que você nunca ouviu antes o convidado do primeiro episódio do novo podcast da Mensagem Lisboa.BR. Quem nos conta as curiosidades sobre o santo mais popular do planeta é o coordenador do Museu de Santo António, Pedro Teotónio Pereira.

Um verdadeiro Santo Antólogo!

Santo António como você nunca ouviu antes, no podcast Lisboa.BR

Seja bem-vindo ao Lisboa.BR, produzido por esse jornalista que vos tecla, Álvaro Filho, com áudio e imagens de Líbia Florentino, mixagem de som e grafismos de André Pinto. Financiado pelo programa Lisboa, Cultura e Media, da Lisboa Cultura – Câmara Municipal de Lisboa.

Um podcast que vai apresentar aos brasileiros – mas não só, os lisboetas também vão aprender bastante sobre a sua cidade – uma Lisboa que nem sempre aparece nos livros de história e nos guias de turismo.

As histórias de Lisboa em bom português.

Em bom português do Brasil.

Ouça aqui o episódio completo:

O programa Lisboa, Cultura e Media é uma iniciativa da CML/EGEAC/Lisboa Cultura.


Imagem do avatar

Álvaro Filho

Jornalista e escritor brasileiro, 51 anos, há seis em Lisboa. Foi repórter, colunista e editor no Jornal do Commercio, correspondente da Folha de S. Paulo, comentador desportivo no SporTV e na rádio CBN, além de escrever para O Corvo e o Diário de Notícias. Cobriu Mundiais, Olimpíadas, eleições, protestos e, agora, chegou a vez de cobrir e, principalmente, descobrir Lisboa.

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:

Entre na conversa

1 Comment

  1. Álvaro Filho encarna o Santo António? Nada presunçoso, nada mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *