Começa o tempo quente, as idas à praia e não é raro vermos cães a passear no areal. Mas, afinal, podemos ou não levar o cão para a praia? A resposta não é assim tão simples.
É necessário considerar vários aspetos. Se estamos, efetivamente, no período balnear, se a praia é concessionada ou se a entidade gestora autoriza.
Seja como for, é necessário cumprir as regras que se aplicam a todos os locais públicos: uso de trela, limpeza de dejetos, entre outros.
As regras para a época balnear 2023:
Iniciou-se a 1 de maio em várias praias dos concelhos de Cascais e Porto Moniz; a 15 de maio juntaram-se diversas praias no distrito de Faro; a 1 de junho, a maioria das praias no centro e sul do país e a Norte a 17 de junho.
A maior parte das praias concessionadas proíbe a permanência de cães durante a época balnear, embora algumas entidades gestoras o autorizem. Portanto, se levar o seu animal de estimação a uma das praias em que é proibido, sujeita-se ao pagamento de coima.
Quanto às praias não concessionadas, em princípio, podem ser frequentadas por cães. Todavia, é prudente que o consumidor leia atentamente o edital que se encontra à entrada de cada praia para conhecer as regras de cada Autarquia.
Praias “amigas” dos cães:
Para quem gosta de partilhar a estadia na praia com o seu cão, existem já algumas praias concessionadas, ao longo da costa portuguesa, que permitem a presença de cães. Algumas câmaras municipais têm, também, investido no conceito de praias pet friendly, onde os cidadãos podem aproveitar a época balnear com os seus companheiros de quatro patas. Algumas disponibilizam, inclusivamente, equipamentos que facilitam os passeios, como bebedouros ou dispensadores de sacos para dejetos.
Informe-se em: Praias para cães em Portugal – 2023 (zooplus.pt)
A DECO pode apoiá-lo! A DECO sempre consigo!

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição: