A Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a DECO, inaugurou neste mês de março o gabinete “Finanças Saudáveis”, um serviço de apoio a famílias sobre-endividadas.
Os munícipes de Lisboa passam a ter à disposição um atendimento técnico, feito por especialistas da DECO, todos os dias úteis, no Edifício da CML, no Campo Grande, n.º 25, e ainda uma linha de atendimento telefónico gratuita (800 910 523), especialmente criada para o efeito, a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h00 e as 20h00.
Seja no espaço físico ou através do telefone, pretende-se, com o apoio dos peritos da DECO, esclarecer os cidadãos sobre as melhores formas de gerir eficazmente o orçamento familiar, apoiá-los no processo de reestruturação de contratos de crédito e/ou dívidas e prestar um aconselhamento especializado nas áreas relacionadas com medidas de proteção às famílias, implementadas a nível local e nacional, tais como poupança de energia, alimentação e outros apoios sociais.
O que será feito
O gabinete “Finanças Saudáveis” foi criado no âmbito da implementação das Medidas de Combate à Inflação e as suas valências serão asseguradas pela DECO, que prestará informação e aconselhamento ao cidadão residente na cidade de Lisboa, acompanhará famílias em situação, ou em potencial risco, de sobre-endividamento.
A equipa do “Finanças Saudáveis” realizará o acompanhamento e monitorização do orçamento familiar; apoiará as famílias e munícipes no processo de reestruturação de contratos de crédito e ou dívidas; e efetuará aconselhamento especializado na otimização do orçamento.
Com esta parceria, a CML e a DECO acreditam que este trabalho de grande proximidade e acompanhamento contribuirá para a melhoria do bem-estar e equilíbrio financeiros das famílias lisboetas, sobretudo neste período tão difícil, em que a inflação passou de palavra esquecida a fazer parte do léxico quotidiano dos portugueses. Além do aumento do custo de vida, as famílias enfrentam ainda a dificuldade da subida das taxas de juro.
Famílias lisboetas enfrentam dificuldades financeiras
Em momentos de crise, os mais vulneráveis, os agregados com rendimentos mais baixos, são geralmente os mais penalizados. Nos seus orçamentos, o peso da fatura dos bens alimentares e dos custos com a habitação (onde se inclui a energia) tem um peso muito grande. Acresce que quem está a pagar um crédito à habitação sente ainda mais a subida das taxas de juros e, com isso, a prestação das suas casas.
Muitas famílias terão de reorganizar os seus orçamentos, fazer escolhas difíceis para conseguirem manter um nível de vida condigno, motivado pelo crescimento dos juros dos créditos à habitação de taxa variável, os quais representam mais de 90% dos contratos de crédito à habitação em vigor.
As prestações têm vindo a aumentar sistematicamente nos últimos meses, em alguns casos para o dobro ou até para o triplo, reflexo das subidas das taxas. Se há um ano estavam negativas, as taxas estão agora fixadas entre os 2,84% e os mais de 3,82%, os valores mais elevados dos últimos anos, permanecendo a tendência para subir. Esta tendência está já a levar as famílias a tentarem renegociar o seu crédito à habitação, procurando apoios e alternativas de habitação.
A proteção financeira: um apoio da DECO
Desde o ano 2000 que a DECO disponibiliza a todos os consumidores uma equipa especializada em aconselhamento financeiro e situações de sobre-endividamento, que tem apoiado os consumidores na gestão dos seus orçamentos familiares e a encontrar soluções para evitar situações de rutura financeira.
O trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Proteção Financeira – GPF é, ainda, reconhecido pelo Ministério da Justiça como um sistema de apoio ao sobre endividado, tendo como objetivo aconselhar, informar e acompanhar a elaboração de um plano de pagamentos. Mais recentemente, desde 2021, a DECO é reconhecida como conciliador no âmbito do SISPACSE – Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-endividamento, um mecanismo extrajudicial de apoio a sobre endividados.
O consumidor informado é um consumidor mais resiliente
Em conjunto com a equipa da DECO, a CML proporcionará aos munícipes um conjunto de 24 ações de formação, sessões informativas e workshops, no âmbito da promoção da literacia financeira, da gestão do orçamento familiar e da poupança (nomeadamente energética), entre outras informações úteis.
Tem dúvidas? Precisa de apoio? O gabinete “Finanças Saudáveis” pode ajudá-lo e aconselhá-lo. Contacte: 800 910 523.