Um saco de batatas que o vento arrastou pode virar um vestido? A tiara de uma noiva pode ser feita de escamas de peixe? Augusta Batista, cofundadora dos Eco-Estilistas, diz que sim. E provou que sim.
Em 1989, a Feira do Relógio estava a transformar a paisagem de Chelas, em Marvila. “Éramos inundados com plásticos, com os restos da feira, que vinham para dentro das nossas casas. E todos os domingos tínhamos este cenário”, conta Bruno Batista, filho de Augusta e atual membro da direção do projeto. Da casa dele, via bem aquele mar de lixo.
Hoje, e graças ao trabalho dos Eco-Estilistas que a mãe ajudou a criar, o bairro nem parece o mesmo. Hoje, esse mar de lixo virou arte e até já desfila fora do país.
A história dos Eco-Estilistas já é conhecida pelos leitores da Mensagem. No âmbito do Projeto Narrativas, a história de Augusta e de Bruno Batista foi uma das primeiras a ser sugerida pelos jovens que participaram na redação pop-up em Chelas.
Agora, falamos deles enquanto premiados do projeto “Heróis da Reciclagem”, uma parceria entre a Mensagem e a Sociedade Ponto Verde. Conheça-os aqui:
Este episódio faz parte da nova série da Mensagem “Heróis da Reciclagem”. Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, foram eleitos 12 projetos da Área Metropolitana de Lisboa pelas suas ações exemplares na área da sustentabilidade. Cada vencedor verá a sua história contada aqui, na Mensagem, num pequeno documentário.
Produção e Entrevistas: Ana Narciso
Imagem: Inês Pedrosa
Ilustrações: Nuno Saraiva
Direção: Catarina Carvalho
Com o apoio de:


O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:
