Inovação, colaboração e responsabilidade social. Três variáveis de uma equação que pretende como resultado equipar o jornalismo para enfrentar os vários desafios impostos aos media, ferramentas fundamentais para a garantia da democracia e da liberdade na sociedade.
Como cumprir esse importante papel é o objetivo em pauta na segunda edição da International Conference on Media Innovation – INN2024 – 11 e 12 de setembro, na Universidade Nova de Lisboa, organizada pelo Observatório de Inovação nos Média – Obi.Media – e que tem a Mensagem como participante.
A INN2024 acontece no campus da Avenida de Berna (Torre B) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
“A inovação responsável é o tema escolhido pois cada vez mais é notório que o futuro passa pelo investimento no jornalismo e nos produtos culturais com um impacto social verdadeiro. E para isso as estratégias de inovação têm de ser holísticas, abrangendo tecnologias e consequências sociais”, explica a coordenadora do Obi.Media e presidente da INN2024, Dora Santos Silva.

E para ter sucesso no seu objetivo, a programação apresenta-se também bastante “holística”, dividindo-se nos dois dias em palestras, mesas redondas, sessões académicas, ateliês e residências artísticas.
A INN20204 culmina com a entrega dos prémios de Inovação nos Media, em seis categorias: Prémio INN Narrativas Jornalísticas Inovadoras, Prémio INN Produtos e Projetos Jornalísticos, Prémios INN Usos dos Media Digitais em Contextos Artísticos, Culturais e Criativos, Prémio INN Equidade, Inclusão e Acessibilidade, Prémio INN Soluções para a Sustentabilidade dos Media e restante SCC, Prémio INN Projetos para o Envolvimento e/ou Capacitação dos Públicos.
A Mensagem está presente na INN2024 em dois momentos, o primeiro no dia 11, na mesa Brasil em Portugal: jornalismo e jornalistas, com a mediação de Gabriela Ferreira e Álvaro Filho, esse último repórter e cronista da Mensagem, durante anos um dos poucos jornalistas brasileiros numa redação em Portugal.
O segundo é na conferência Soluções Jornalísticas com Impacto na Comunidade, no dia 12, Com António Brito Guterres (dinamizador cultural), Nuno Varela (empreendedor social Kriativu), Rodrigo Faria (Coletivo Unidigrazz). Moderação de Catarina Carvalho. Segue-se o atelier de storytelling comunitário, ministrado pelas diretora e pela editora de redes da Mensagem, Catarina Carvalho e Inês Leote, na companhia da professora e pesquisadora em Comunicação, Dora Santos Silva.
No cerne da conferência e do atelier, a experiência realizada na Mensagem no Projeto Narrativas, no qual transporta a redação do jornal a comunidades raramente lembradas pelos meios de comunicação tradicionais, parte do chamado mapa de desertificação dos media.
As inscrições para o atelier de storytelling comunitário são gratuitas e estão abertas até o dia 9 de setembro.
“Hoje, a inovação responsável no jornalismo passa pelo envolvimento da comunidade de forma colaborativa, sem muros e hierarquias, como se deu na experiência do Projeto Narrativas realizado pela Mensagem”, explica Dora Santos Silva.
Confira a programação completa da INN2024 aqui.

O jornalismo que a Mensagem de Lisboa faz une comunidades,
conta histórias que ninguém conta e muda vidas.
Dantes pagava-se com publicidade,
mas isso agora é terreno das grandes plataformas.
Se gosta do que fazemos e acha que é importante,
se quer fazer parte desta comunidade cada vez maior,
apoie-nos com a sua contribuição:
