
Jornalista e escritor brasileiro, 51 anos, há seis em Lisboa. Foi repórter, colunista e editor no Jornal do Commercio, correspondente da Folha de S. Paulo, comentador desportivo no SporTV e na rádio CBN, além de escrever para O Corvo e o Diário de Notícias. Cobriu Mundiais, Olimpíadas, eleições, protestos – num projeto de “mobile journalism” chamado Repórtatil – e, agora, chegou a vez de cobrir e, principalmente, descobrir Lisboa.
✉ alvaro@amensagem.pt
Milena Britto: “O Brasil tem muito a ensinar sobre como lidar com o racismo sem que o passado dite as regras”
Uma das curadoras da exposição Complexo Brasil, a professora e pesquisadora Milena Britto, ressalta como o Brasil conseguiu assimilar o passado violento da colonização e estabelecer uma forte relação com as várias culturas que formaram o país.
Tudo o que o brasileiro queria saber sobre o fado (mas tinha medo de perguntar)
A convidada do quinto episódio do Lisboa.BR é a editora, poeta e letrista de fado Maria do Rosário Pedreira, para nos ensinar mais sobre esse género musical que é a cara de Lisboa, mas (quem diria) nasceu mesmo… no Brasil.
Complexo Brasil: o colapso de Brasília como “ágora” brasileira, em exposição na Gulbenkian
Um dos pontos marcantes da exposição Complexo Brasil reflete como a tentativa de emular o modelo europeu da praça como um espaço político fracassou, sendo substituído por outros espaços, como os campos de terra batida das favelas e a imensidão da praia.
Complexo Brasil: “A retórica dos povos-irmãos assenta, muitas vezes, num desconhecimento mútuo, equívocos e silêncios”
O diretor da Cultura na Fundação Calouste Gulbenkian acredita que a exposição Complexo Brasil tem cumprido a sua vocação não só artística, mas de abrir um debate público sobre as questões envolvendo as relações entre portugueses e brasileiros.
Três indumentárias, um Brasil complexo: uma história de arte, fé e resistência na Gulbenkian
Mais do que vestimentas, os mantos expostos na mostra Complexo Brasil, na Fundação Calouste Gulbenkian, são artefatos simbólicos que revelam camadas profundas da história, da fé e da identidade brasileira. representação da ancestralidade.
Isto não é um statement: a revelação do “Complexo Brasil”, na Gulbenkian
A exposição “Complexo Brasil” é a chave para o português reconhecer melhor o estranho familiar com quem convive, um brasileiro poliédrico, fruto de um intricado contexto histórico e social, do sol que aquece a sua carne e o seu sangue, fiel aos seus deuses e aos seus orixás.
Joaquim, o caçador de memórias afetivas e a sua cozinha visceral na Taberna Os Papagaios
Fígado, língua… uma anatomia completa, do focinho ao rabo. Os Papagaios serve um prato de consistência para preparar os lisboetas e os turistas mais atentos a enfrentarem a jornada diária com o estômago e o espírito devidamente alimentados.
Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.
