A CML divulgou os Pontos de Encontro (PE) de Emergência, ou seja, os locais seguros para onde se deve dirigir a população afetada por qualquer acidente grave ou catástrofe (designadamente sismo, tsunami, acidente aéreo, acidente ferroviário, incêndios, inundações, com impacto grave, disruptivo e gerador da perda de habitação para grande parte da população).
O conselho é que mal consiga caminhar em segurança, vá para o local mas perto de si e ali fique, à espera de ajuda dos agentes de proteção civil (polícia, bombeiros, INEM, etc..) e entidades com dever de colaboração (JF, serviços municipais, CVP, SCML, etc..) até que seja possível o seu encaminhamento para uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP).
Veja neste mapa qual é o local mais próximo de si:

Os 86 pontos de encontro oficiais, em conjunto, têm capacidade para acolher mais de 600 mil pessoas e estão disponíveis em todas as freguesias, depois de identificados numa análise de risco da proteção civil municipal.
Além dos pontos de encontro e da plataforma LXResist, os lisboetas podem também receber SMS da proteção civil municipal, específicos para alertas na capital, para o que precisam de inscrever-se através do envio do texto AVISOSLX para o número 927944000
Veja aqui que outras medidas tomar em caso de sismo, e para prevenir danos:

Gostaria de saber como Fazer ,quando o sismo for mais forte?
Esta peça tem muitas ajudas
Sim, é um texto muito útil e que devia chegar ao conhecimento de todos. Obrigada pela partilha
Sim estou interessada em ter conhecimento de todos os assuntos ligados á nossa sobrevivência.
Obrigada pelo o artigo publicado que é de muito interesse para a população em geral.
Estou muito grata.
Maria Lopes
E como abrigar pessoas que moram no início da Av. D. Afonso III relativamente perto do Museu do Azulejo? No mapa apresentado não consigo vislumbrar. Muito obrigada e desculpem se estou a ser inoportuna mas a minha idade já me vai sendo permitido isso.