Bem-vindo ao seu novo jornal digital de Lisboa
Estamos a construir uma comunidade de cidadãos que se interessam pela cidade
e que querem fazer parte do seu futuro.
e que querem fazer parte do seu futuro.

Yamandu em Lisboa
Se vos trago Yamandu, um semi-Deus, um virtuoso do violão de sete cordas, é porque as ruas onde ele passeia hoje sem causar frisson são as de Lisboa.

Reduzir a velocidade em Lisboa tem custos para a cidade? Todos os estudos indicam mais benefícios que prejuízos
Pode a redução dos limites de velocidade em Lisboa traduzir-se em prejuízos económicos e num aumento generalizado dos tempos de viagem? São vários os estudos científicos a contrariar a ideia apresentada esta semana.

Em Aveiro, a Mensagem participa no debate que abre caminho ao futuro das cidades
Com o objetivo de preparar uma agenda de futuro para as cidades portuguesas, o coletivo de reflexão Compromisso Cidade traz este sábado a Aveiro mesas de conversa e de trabalho, juntando autarcas, urbanistas, investigadores e decisores políticos.

Lauro António, dos nossos
Um velho sábio, elegante, a tentar agarrar a memória da sua paixão, o cinema, e a generosidade da militância pelo cinema.

Santo António dos Cavaleiros: as lições da “cidade-jardim, criada para um modo de vida mais sustentável”
Quem olha para Santo António dos Cavaleiros, em Loures, vê a realidade da maioria dos subúrbios: um aglomerado de prédios. Mas Alberto Reaes Pinto, um dos arquitetos responsáveis pela urbanização da localidade, nos anos 1960, conta que a prioridade era criar uma “cidade-jardim às portas de Lisboa”.

Vital espalha corações pelos muros de Lisboa, numa conversa silenciosa com a cidade
O artista brasileiro que usa pósteres para lembrar às pessoas a necessidade de “voltar a sentir as coisas” abriu a Joia, mais do que uma galeria de arte, uma “ourivesaria de sentimentos” na Penha de França.

A Mensagem de Lisboa na Suíça com o jornal 24 Heures
O jornal suíço 24 Heures vai publicar as reportagens da Mensagem de Lisboa, em francês. O objetivo é seduzir a comunidade portuguesa maioritária no cantão de Vaud.

Pathé, Alfa, King, Monumental… A última sessão dos meus cinemas
Os meus valores, paixões, aspirações, mas também medos profundos, foram, de uma forma ou outra, moldados pelo que vi. E isso durou até ao momento do fecho de muitas salas.
Apoie o Jornalismo Local!
Todos os apoios serão diretamente aplicados na construção da comunidade de lisboetas e no jornalismo que fazemos.
Pode optar por uma subscrição regular ou por uma doação:
Pode optar por uma subscrição regular ou por uma doação:
Conheça em detalhe a mensagem que temos para si. Saber mais

“Esta casa salvou-me”. Ilda e Jorge fizeram do bairro Padre Cruz o abrigo de mulheres migrantes com cancro da mama
Fugiram à morte rumo a Lisboa. Vindas de Angola e Cabo Verde, traziam na bagagem um diagnóstico: cancro da mama. A dada altura, a escolha era viver na rua ou voltar à origem. Até que dois moradores do bairro Padre Cruz salvaram-lhes a vida com uma casa. Agora, pedem ajuda a toda a cidade.

Podemos ser decentes com as mulheres ucranianas?
O que é a Europa – perguntamos por estes dias de guerra? É Atenas e Kiev. É mulheres de Atenas e de Kiev. As que ficam e que partem com o mesmo propósito – manter os países, manter as famílias. Podemos não ser administrativos com elas?

Atravessar Lisboa de burro
Por vezes sinto uma vontade irreprimível de atravessar Lisboa de burro. Quero o burro que cavalguei em pêlo quando tinha oito anos.

David Lopes: “O grande problema de Lisboa é a habitação. Se fosse mais populosa, o comércio seria mais bem sucedido”
David Lopes conhece bem o comércio. Foi gestor no Grupo Jerónimo Martins, CEO da FFMS e, nos últimos anos, presidente de um grupo alimentar em Tóquio. Hoje vive entre Lisboa e Cabrela, a vila de onde traz ideias para a grande cidade

Senhor João, o fadista de lua a lua
Quando pensei em escrever sobre o Senhor João, não pensei em escrever sobre o fado, antes sobre um coração que mora lá dentro. Em Lisboa, não há fadistas como o Senhor João. É um dos melhores cartões-postal da cidade. E não estou sozinha nesta opinião.