Bem-vindo ao seu novo jornal digital de Lisboa
Estamos a construir uma comunidade de cidadãos que se interessam pela cidade
e que querem fazer parte do seu futuro.
e que querem fazer parte do seu futuro.
Levar à letra
Numa altura em que cada vez mais fadistas se encostam a outros géneros musicais, afastando-se das raízes da canção portuguesa por excelência, será que as letras do fado irão sofrer uma nova transformação, agora devido ao jugo do politicamente correcto?
Como é viver no quarteirão mais populoso de Lisboa (e do país)? Um T1 para oito e lojas do mundo em “vida de bairro”
É partilhado pelas freguesias de Arroios e Penha de França. Para Nahid, vindo de um dos países com as áreas mais densamente povoadas do mundo (Bangladesh), 22 990 residentes parece pouco, mas os últimos Censos não deixam margem para dúvidas: é o quarteirão mais populoso de Lisboa e do país. E os especialistas e o contexto da zona alertam: podem ser muito mais os residentes do que os que estão registados.
Em Aveiro, a Mensagem participa no debate que abre caminho ao futuro das cidades
Com o objetivo de preparar uma agenda de futuro para as cidades portuguesas, o coletivo de reflexão Compromisso Cidade traz este sábado a Aveiro mesas de conversa e de trabalho, juntando autarcas, urbanistas, investigadores e decisores políticos.
Lauro António, dos nossos
Um velho sábio, elegante, a tentar agarrar a memória da sua paixão, o cinema, e a generosidade da militância pelo cinema.
“É preciso uma aldeia para cuidar de uma criança”. E é isso que a Ajuda de Berço faz, agora em Benfica
Das 6369 crianças e jovens em casas ou famílias de acolhimento em Portugal, 1299 são de Lisboa e a maioria encontra-se em casas de acolhimento, como as da Ajuda de Berço. Apesar de existir uma densa rede de apoio para a proteção das crianças e jovens, os problemas, como a negligência e a pobreza financeira, mantém-se cíclicos e estruturais.
A história de Luísa e a sua feijoada que alimenta o espírito de Natal no Intendente. “Comida é como um amor proibido”
A lisboeta Luísa, vinda de Angola, viveu dias e noites dramáticas na cidade que a acolheu. Esse tempo em que foi prostituta ficou para trás com a ajuda de amigos e vizinhos. Há dez anos que retribui com uma refeição solidária ao Intendente que lhe estendeu as mãos.
A Mensagem de Lisboa na Suíça com o jornal 24 Heures
O jornal suíço 24 Heures vai publicar as reportagens da Mensagem de Lisboa, em francês. O objetivo é seduzir a comunidade portuguesa maioritária no cantão de Vaud.
Pathé, Alfa, King, Monumental… A última sessão dos meus cinemas
Os meus valores, paixões, aspirações, mas também medos profundos, foram, de uma forma ou outra, moldados pelo que vi. E isso durou até ao momento do fecho de muitas salas.
Apoie o Jornalismo Local!
Todos os apoios serão diretamente aplicados na construção da comunidade de lisboetas e no jornalismo que fazemos.
Pode optar por uma subscrição regular ou por uma doação:
Pode optar por uma subscrição regular ou por uma doação:
Conheça em detalhe a mensagem que temos para si. Saber mais
Ainda à espera de um futuro, jovens timorenses em Lisboa lutam por ficar em Portugal
Timorenses chegam a Lisboa na ilusão de encontrarem trabalho, mas a falta de alojamento e as burocracias para a obtenção de documentos estão a dificultar-lhes a vida.
A sopa de nabiças de Mega Ferreira
Um tweet de Maria José Oliveira sobre o infinitamente pequeno que Mega Ferreira acentuava. O que o une a Annie Ernaux. E Jorge Costa. E à Mensagem.
Atravessar Lisboa de burro
Por vezes sinto uma vontade irreprimível de atravessar Lisboa de burro. Quero o burro que cavalguei em pêlo quando tinha oito anos.
David Lopes: “O grande problema de Lisboa é a habitação. Se fosse mais populosa, o comércio seria mais bem sucedido”
David Lopes conhece bem o comércio. Foi gestor no Grupo Jerónimo Martins, CEO da FFMS e, nos últimos anos, presidente de um grupo alimentar em Tóquio. Hoje vive entre Lisboa e Cabrela, a vila de onde traz ideias para a grande cidade
Jorge Fernando e um festival de Fado a mudar a sorte
Na 10.ª edição do festival de fado Santa Casa Alfama as ruas encheram-se de jovens e seniores nos largos, junto às igrejas, à beira-rio para ouvir, sentir e partilhar essa estranha forma de vida.