Banda desenhada
Obrigado, Costa da Caparica – a Banda Desenhada
Do risco de a perdermos – pelas alterações do clima – às suas origens nobres e piscatórias, uma viagem pela praia de Lisboa, pela mão de Nuno Saraiva e Ferreira Fernandes inspirada no livro de Luisa Costa Gomes.
Em Marvila, uma exposição de pósteres nas paredes ajudou à mudança no bairro
As paredes enormes dos antigos armazéns têm mensagens em forma de pósteres – e até Quaresma participa na edição deste ano. O Poster Mostra ajudou a trazer os lisboetas a uma parte da cidade onde ninguém queria ir e de onde agora ninguém quer sair.
Os 13 quadros de Nuno Saraiva que foram “irremediavelmente destruídos” no mural de Alfama
Estes são os quadros que foram cobertos com o grafitti que vandalizou o painel em Alfama – que tinha sido restaurado. Contam partes da história de Lisboa. Uma história muito pessoal.
Teatro Romano: dois mil anos depois é possível comer em Lisboa como os Césares
Série de palestras no Teatro Romano de Lisboa mostra como a gastronomia dos tempos de Olissipo marcaram o gosto dos lisboetas de hoje pelo vinho, azeite, conservas e, claro, a sardinha, as preferidas de César e Augusto.
Pedro Hossi: “África está em todo o lado, faz parte de Lisboa, é um casamento quase perfeito”
O ator Pedro Hossi escolheu Lisboa como casa, como tantos africanos. Sempre viveu e cresceu entre Lisboa e Luanda. Depois dos ecrãs, regressa ao palco, no Mercado da Ribeira, com o monólogo “Uma noite na Lua”.
“I love Campolide”: dois vizinhos e uma declaração de amor a um bairro num livro de 60 fotografias
Não são fotos de postal ilustrado, mas contam um roteiro de coração. Dois jornalistas, duas máquinas fotográficas, um bairro, a pandemia. Assim nasceu um livro cujo nome diz tudo sobre o amor a um bairro muito tradicional e por vezes mal tratado.
Cinquentenário Mercado de Benfica passa por reforma para ser o “melhor de Lisboa”
Orçamentada em 7 milhões de euros, requalificação promete modernizar estruturas e criar esplanadas, de olho no público jovem. Alteração do lugar da Feira do Levante e o risco de um “Efeito Time Out” preocupam os comerciantes.
Lisboa não está assim tão verde – e isso pode ser bom
A Mensagem junta-se ao World News Day com centenas de orgãos de comunicação social internaiconais unidos para chamar a atenção para o combate à crise climática. Este artigo será hoje partilhado em todo o mundo.
Uma viagem por Lisboa de TWIKE, uma pequena nave “a pedal” que é uma lição de mobilidade
Este veículo híbrido, a pedal e elétrico, chama a atenção por onde anda. Desta vez, Andrew Campbell, o nómada digital que o conduz, regressou a Lisboa. E pedalou na Ponte 25 de Abril – com trânsito normal
Há alojamento local e pessoas desconhecidas no meu prédio. Quais os meus direitos? A DECO responde
Muitos prédios em Lisboa têm apartamentos em alojamento local. Podem os vizinhos controlar quem entra? E os donos podem alugar sem pedir autorização? Consultório DECO sobre as dúvidas na cidade.
Vacinação em falta, certificado digital inválido e muitos “nãos”. A luta dos imigrantes na covid-19
Certificados digitais inválidos, dificuldade em agendar a segunda dose da vacina. Os problemas dos imigrantes para se vacinarem não cessam e muitos continuam à espera do número de utente provisório.
“Olha, Zé, já tenho uma casa, vês? Gostava que estivesses aqui, vivo, meu amigo”. Diário de um sem-abrigo
Jorge Costa continua o relato dos meses em que viveu pelas ruas de Lisboa. Nesta crónica descreve a luta de mais um dia. As zangas entre outros na mesma situação. E quando se despediu de Zé, o seu padrinho da vida sem abrigo.
A nova (velha) vida de quem a pandemia pôs a morar no Casal Vistoso durante mais de um ano
As portas do Casal Vistoso fecharam-se há um mês para os cerca de 100 sem-abrigo que lá moravam. Para onde foram? Que vida levam agora?
Crónicas dos leitores
Receba notícias do seu novo jornal digital de Lisboa – venha connosco!

A Mensagem é para todos os lisboetas: nascidos, vividos, chegados, partidos. Os que têm o coração nesta cidade antiga e moça, de misturas, colinas, Tejo e luz. A nossa causa é Lisboa, e esse é o jornalismo que aqui fazemos. Contar o que nos orgulha mas também como queremos ser para uma melhor cidade. Faça parte desta comunidade.
Deixe-nos o seu email e receba todas as novidades.
Jacarandás pintam Lisboa de azul lilás: de onde vieram estas árvores que inundam a cidade
Este ano chegaram ainda mais cedo, por causa do calor, mas todos os anos, os jacarandás enchem a cidade de uma cor sem igual. Vieram do Brasil, Tejo dentro, no século XIX. Na Argentina, ouve-se o tango debaixo deles. E, em Pretória, encontraram as condições ideais. História de uma árvore com história.
João conduz o seu rebanho pela Bela Vista: “Ninguém acredita que sou pastor no meio de Lisboa”
Um rebanho de ovelhas – e uma cabra – fazem parte da primeira fase do Life Lungs no parque da Bela Vista. A polémica das últimas semanas sobre o projeto originou ofertas de munícipes para que pastoreiem os seus rebanhos.
E se pudesse ser agricultor em Lisboa? Sylvain mudou de vida para provar que é possível
No coração da Calçada do Monte os muros deram lugar a vedações e trocou-se o alcatrão por terra fértil para cultivo. É lá que encontramos Sylvain Papyon, um agricultor em construção.
Lisboa e o Cinema
De Belarmino a Severa, o Martim Moniz é uma praça de misturas e inspirações
Há poucos lugares em Lisboa como este fascinante largo, o sopé da Mouraria, milenar e entre colinas. Há que homenagear a inspiração que foi, de tantos, e a história que ainda é, de muitos. Uma praça de gente. E mudar-lhe o destino.
O misterioso palacete do Areeiro
A história escondida do palacete que deu nome ao Casal Vistoso e do qual ainda restam algumas paredes, no alto de um dos montes do Areeiro. História ao vivo na cidade.
Penha de França e Alto do Pina. História de uma rivalidade muito antiga
Penha de França e Alto do Pina partilham o perfil sociológico mas alimentam uma rivalidade ancestral, avivada em junho, quando as marchas descem a Avenida. Retrato de dois bairros vizinhos tão inimigos como solidários
Crónicas de Campo de Ourique
Heróis da cidade. Orientavam os putos do bairro, agora salvam famílias da fome
As associações que se dedicavam a ajudar os mais jovens nos bairros de realojamento de Lisboa cresceram para responder a um problema maior: a fome. Não só nas suas comunidades, mas por toda a cidade. Dos bairros esquecidos, partiu a salvação de muitas famílias por Lisboa inteira.
Quatro dias a pé, do Alentejo a Lisboa, em busca de um refúgio
O moldavo Mocan Grigori foi um dos vários estrangeiros trabalhadores na apanha da azeitona no Alentejo que, quando rebentou a pandemia em Portugal, não contou com o apoio dos patrões. Veio para Lisboa. Sem trabalho, sem casa, sem comida. A pé.
Neste bairro de Corroios de tijolo e sucata, ninguém deixa ninguém com fome
Na Quinta das Lagoas, as casas fazem-se de portas velhas vindas de outro lugar e há lençóis a cobrir abrigos de madeira. Só se ouve falar do bairro quando a polícia lá vai. Mas há mais para contar, na vida esforçada das mães solteiras, nas letras do rapper Rui ou na “avó” que é a matriarca da comunidade.